Domingo, 10 de novembro foi dia de fecho de temporada 2024 do CNV e de decisões na atribuição do título de campeões mundiais do FIM SIDECAR WORLD CHAMPIONSHIP naquela que era a última ronda do mais antigo campeonato de velocidade em duas (ou três) rodas. Mais um dia se sol e temperaturas amenas com um calendário desportivo bastante preenchido e animação nas bancadas.
Fotos: Filipe Rosa
FIM SIDECAR WORLD CHAMPIONSIP
A dupla Payne/Rousseau da Steinhausen Racing sagrou-se esta tarde Campeã do Mundo do FIM Sidecar World Championship. Depois de disputada a primeira corrida na manhã de domingio eram apenas “dois” os pontos a separar as dupla Payne/Rousseau e Schlosser/Schmidt à partida para a derradeira corrida da temporada. A emoção e incerteza estavam asseguradas. Uma corrida renhida em que a diferença entre as duas duplas que assumiram a dianteira da corrida nunca foi superior a 1s ao longo das 17 voltas programadas para o Circuito Estoril.
Na bandeirada de xadrez e por apenas 0.053s seria equipa da Steinhausen Racing, Payne/Rousseau a levar de vencida o título da Campeã 2024 do FIM Sidecar World Championship.
TROFÉU TLC / NAKED BIKES
Última corrida da temporada do Troféu TLC / Naked Bikes com Duarte Amaral (NB1) a sair da Pole. A seu lado Luís Franco (NB1) e Ricardo Almeida. A correrem isolados nas suas categorias André Capitão (TLC SBK), Fernando Mercier (TLC OP), Raúl Felgueiras (TLC SS), a serem 12º, 11º e 8º à partida. O ontem desafortunado Frédèric Bottogliere (NB2) a partir da 13º posição.
Luz verde com Duarte Amaral a agarrar de imediato a dianteira com Bottogileri a galgar várias posições. Com apenas volta e meia decorridas Bottoglieri lograva ultrapassar Luís Franco para assumir a 2º posição à geral e encetar a perseguição a Duarte Amaral. Por seu lado André Capitão abandonava.
Com Duarte Amaral a cavar 12s de vantagem sobre o pelotão em apenas 4 voltas o interesse da corrida ficou para a luta entre Bottoglieri e Franco. Nesta fase entre as NB1, Amaral (1º), Franco (3º) e Perez (4º) assumiam o Top 3 e entre as NB2, Bottoglieri (2º), Marcos Leal (6º) e Luís Soares (9º) completavam o Top 3.
Na axadrezada poucas foram as surpresas… Duarte Amaral vence destacado com mais de 22s de avanço sobre o pelotão, assinando um fim-de-semana perfeito com duas vitórias afirmando-se como Campeão Nacional 2024. Na luta pelos restantes lugares do pódio, Bottoglieri bate Franco por 0.029s e sobe ao intermédio relegando o seu adversário para 3º à geral e firma a vitória no campeonato no que às NB2 diz respeito.
Por classes NB1, Duarte Amaral (1º), Luís Franco (3º) e Marco Perez (4º) assumiam o Top 3 e entre as NB2, Bottoglieri (2º), Marcos Leal (5º) e Luís Soares (9º) completavam o Top 3.
Raúl Felgueiras vence nas TLC SS sendo 9º à geral, Fernando Mercier (TLC OP) seria 10º à geral.
85GP / MOTO4 / MIR MOTO5
As divertidas e competitivas MOTO5 às quais se juntou a único 85GP/MOTO5 presente nesta ronda seriam o embate seguinte. Henrique Vicente, Liqui Moly Iberian Racing Team, partia novamente da Pole com Lourenço Vicente e Diego Ribeiro a seu lado. Francisco Ribeiro, Clube Motorizado do Troço, único participante nas 85GP/MOTO4 partia da 6ª posição à geral. Já Carolina Azevedo, vencedora ontem, partia do 5º posto.
Novo dia, nova luta entre “Vicentes”… Lourenço, já campeão nacional e Henrique, que após a queda na primeira volta da corrida de sábado, mostrava as suas intenções nesta última corrida da época. Com 4 voltas decorridas o dueto da dianteira levava já mais de 18s de avanço sobre Diego Ribeiro que rodava em 3º à geral. Por seu lado Carlota Carochinho via uma vez mais a sua MIR250 “calar-se” e abandonava enquanto Carolina Azevedo, Lara Pinto e Lara Santos, pilotos da Escola Iniciação Motoracing Sintra seguiam na 6ª. 7ª e 8ª posições. A correr isolado na sua classe 85GP/MOTO4, Francisco Ribeiro era 5º.
A luta na dianteira só ficou resolvida na última volta com vantagem para Henrique Vicente que relegou o campeão nacional Lourenço Vicente para o intermédio do pódio por mais de 1.8s de vantagem. No lugar mais baixo do pódio, Diego Ribeiro. Estava encontrado o Top3 nas MOTO5. Francisco Ribeiro a ser 5º à geral e Carolina Azevedo a ser 6ª.
SUPERSTOCK 600 / COPA DUNLOP MOTOVAL CMD1
Fecho de temporada para as Superstock 600 e Copa Dunlop Motoval CDM1 com o campeão Nacional Gonçalo Ribeiro a sair da Pole tendo a seu lado o vencedor de ontem, Martim Marco e Isaac Rosa.
Em termos de classes, Ribeiro (1º), Marco (2º) e Rosa (3º), perfaziam o Top3 na grelha das STK600. Já nas CDM1, e no à grelha diz respeito, o Top 3 era composto por Wagner Pederneira (4º), o campeão nacional Ricardo Rodrigues era 5º e Vitor Silva era 7º.
Partida canhão do campeão nacional, Gonçalo Ribeiro e Martim Marco que ao cabo de uma volta já detinham mais de 10s de avanço sobre o pelotão, sendo a vantagem de Ribeiro que não querendo deixar os seus créditos por mãos alheias dava mostras de querer fechar a época em grande. Por seu lado Wagner Pederneira, Isaac Rosa e Ricardo Rodrigues discutiam o 3º posto.
Com meia distância cumprida Ribeiro liderava com mais de 2s de vantagem sobre Martim Marco com o interesse da corrida centrado na luta pelo 3º posto entre Rosa, Pederneira e Rodrigues com a trio a disputar em alguns momentos a travagem para a curva 1 lado a lado.
Na entrada para o último terço da última corrida da época, Ribeiro liderava tranquilamente com mais de 9s sobre Martim Marco. Por seu lado Pederneira abria distância para Rosa e Rodrigues.
Com uma corrida à parte, Gonçalo Ribeiro venceu destacado e fechou a época com chave de ouro. Martim Marco assumia o lugar intermédio do pódio. O 3º à geral, esse seria decidido na axadrezada com Isaac Rosa a bater Pederneira e Rodrigues.
Em termos de classes, nas STK600 o último Top 3 do ano fechou com Gonçalo Ribeiro, Martim marco e Isac Rosa. Entre as CDM1 o Top 3 ficou nas mãos de Wagner Pederneira (4º) , Ricardo Rodrigues (5º) e Vitor Silva (7º).
SUPERBIKES / COPA DUNLOP MOTOVAL CMD2
Batalha final para os pelotões das Superbikes e Copa Dunlop Motoval 2
Luca Ottaviani da Extreme Racing Service SRLS volta a assumir a Pole com Ricardo Lopes e Ruben Macuá a seu lado na primeira linha completando estes o Top 3 das SBK. Entre as CDM2, Miguel Romão, Rafael Ribeiro e Alexandre Suati perfaziam o Top 3 da classe e ocupavam a 2ª fila da grelha.
Dada a partida de Imediato Ottaviani assume a liderança e alarga distância para o pelotão deixando Macuá e Romão em confronto direto. Por seu lado Ricardo Lopes, que não efetuou o melhor arranque sofria um highside na curva 4, salvo no limite dos limites, mas que deixou marcas na sua Honda CBR1000 e o fazia afundar à 12º posição à geral. Lopes manteve-se em prova e no espaço de duas voltas era já 9º à geral.
Ottaviani manteve o ritmo fortíssimo e 8 das 15 voltas cumpridas detinha já mais de 12s de vantagem sobre Macuá que rodava isolado no 2º posto à geral. A luta da corrida centrou-se então pela batalha pelo 3º posto à geral travada entre Miguel Romão, Alexandre Suati e Rafael Ribeiro. Nesta fase Ricardo Lopes já havia ascendido a 6º e Daniel Coelho perdia a frente da sua moto na entrada da curva 13.
As duas voltas do final, Rafael Ribeiro perde a frente da sua moto na curva 1 o que permitiu a Ricardo Lopes galgar mais uma posição à geral e à dupla Romoão e Suati respirar um pouco na luta pelos lugares de pódio.
Na última volta, Luca Ottaviani encostou na box deixando a liderança da corrida para Ruben Macuá que fecha a época com a vitória. Miguel Romão e Alexandre Suati subiam ao pódio na 2ª e 3ª posição respetivamente. O campeão nacional Ricardo Lopes beneficiaria também da paragem de Ottaviani e ascendia a 4º à geral
Por classe e no que ao Top 3 diz respeito, nas SBK, Macuá (1º), Romão (2º) e Lopes (4º) preenchiam os lugares. Já nas CDM2, Alexandre Suati (3º) Daniel Coelho ( e Nuno Teixeira ocupavam as três primeiras posições.
PREMOTO3 / SUPERSPORT 300
Final absoluto de época do CNV com a derradeira corrida das PREMOTO3 / SSP300.
Dinis Borges a assumir a pole na última grelha do ano com Vasco Camoesas e Martim Jesus todos pilotos SSP300. Entre os pilotos da PREMOTO3, o Top 3 na grelha era composto por Tiago João (4º), Tiago Martins (6º) e Frederico Guimarães (10º). Entre a Rafaela Peixoto partia de 8º e Naama Rosa de 12º.
Nova e derradeira batalha entre Dinis Borges e Martim Jesus pela liderança com Vasco Camoesas a agarrar o 3º posto. Com eia distância cumprida, Camoesas estava já a mais de 15s da dupla dianteira, Tiago João, o primeiro entre as PREMOTO3 rodava na 4ª posição. Rafaela era 8º. De salientar as desistências de Tiago Martins por queda da curva 1 e de Naama Rosa por questões mecânicas.
Na penúltima volta já se antecipava uma decisão em “photofinish” entre Borges e Jesus com este último a somar a volta mais rápida nesta fase da corrida e com apenas 0.078s a separar os dois pilotos.
Em cima da axadrezada… Dinis Borges aproveita o cone de aspiração e leva a melhor sobre Martim Jesus por escassos 0.072s. Vasco Camoesas seria 3º à geral. Estava encontrado o último pódio do ano que perfazia também o Top 3 das SSP300, Borges, Jesus e Camoesas.
Tiago João seria 4º à geral e o primeiro entre as PREMOTO3, classe que alinhou com 4 motos na grelha mas que viu apenas duas dessas quatro terminar. O segundo posto da classe ficaria nas mãos de Frederico Guimarães que foi 9º à geral.
Uma menção final para Rafaela Peixoto, única piloto feminina a terminar depois da desistência da Naama Rosa, que assumiria a 7ª posição à geral.
Circuito Estoril