CNV III – 07 Setembro

O Circuito Estoril recebeu hoje, 07 de Setembro, a 4ª ronda do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV), com programa desportivo compacto e animação garantida no Paddock.

Grafismos: FMP / Fotos: Kezman Ferreira

Manhã de sábado ensolarada e temperatura amena totalmente dedicada aos treinos cronometrados. Após pausa para almoço, “jornada dupla” com a realização de duas corridas para as classes Troféu TLC, Naked Bikes, Moto4, Mir Moto 5, Superbikes, STK600, Premoto3, SSP300 e Copa Motoval. A par da animação em pista e para os entusiastas e amantes da velocidade em duas rodas, mais uma edição do Paddock Fest. Este foi o cenário para um excelente dia de competição no traçado do Estoril.

TLC / NAKED BIKES

Entre os bravos das NB1, Duarte Amaral lograria com a sua BMW S1000R, após as duas sessões de “cronos”, o melhor tempo (1:47.122s), marca que lhe garantia também a Pole para aquela que iria ser também a primeira corrida da tarde. O 2º à geral seria Luís Franco (NB1) com 1:50.035s logo seguido de Frédèric Bottoglieri, o mais forte entre as NB2, com 1:50.135s. Estava assim definida a primeira linha da grelha. Ricardo Almeida fechava o TOP3 nas NB1 sendo 4º à geral. Marcos Leal (único inscrito nas LC SS) e Fernando Mercier (único inscrito nas LC OP) asseguravam o 6º e o 9º lugar à geral.

 

TLC / NAKED BIKES – CORRIDA 1

NB1 – Duarte Amaral com vitória tranquila

NB2 – Frédèric Bottoglieri assina lugar mais alto

Arranque canhão de Duarte Amaral (NB1) a assumir a liderança e muito rapidamente a “abrir distância” para o pelotão. Volvida apenas uma volta, Amaral já contava com mais de 4s de vantagem. Enquanto o piloto da BMW S1000R impunha o seu ritmo, Frédèric Bottoglieri (NB2) agarrava a 2ª posição deixando Ricardo Almeida e Luís Franco a lutar pelo terceiro posto à geral. Com 5 das 10 voltas cumpridas, Amaral liderava com mais de 12s sobre Bottoglieri e com Luís Franco a lograr a ultrapassagem a Ricardo Almeida na volta anterior para assumir o 3º posto. Desafortunado, Almeida ficaria mesmo parado na reta de meta com problemas técnicos na sua BMW 1000R.

Até final, corrida sem história com Duarte Amaral a vencer destacado. Frédèric Bottoglieri subia ao intermédio do pódio e Luís Franco fechava TOP3. Marcos Leal (LC SS) e Fernando Mercier (LC OP), seriam 6º e 8º à geral.

 

TLC / NAKED BIKES – CORRIDA 2

NB1 – Duarte Amaral com dobradinha

NB2 – Frédèric Bottoglieri soma mais uma vitória

Com a mesma formação de grelha da corrida 1, a primeira linha estava entregue a Duarte Amaral com Luís Franco e Frédèdric Bottoglieri a seu lado. Luz verde e a reedição da corrida 1.

Amaral com um arranque exemplar assumia a dianteira da prova de onde não mais sairia acumulando segundos de vantagem com muita facilidade para mais um “passeio no parque” e a dobradinha neste sábado. Segunda corrida, segunda vitória e uma vez mais o mais forte entre as NB1, para o piloto da BMW S1000R, Duarte Amaral. Luís Franco e Miguel Sousa seriam 3º e 4ª à geral e perfaziam o TOP3 das NB1

Frédèric Bottoglieri subiria novamente ao intermédio do pódio à geral, e tal como Amaral, fazia a dobradinha desta feita entre as NB2 onde foi o único inscrito desta ronda do CNV. Marcos Leal (LC SS) e Fernando Mercier (LC OP), repetiam os resultados da Corrida 1 sendo 6º e 8º à geral.

 

MOTO4/ MIRMOTO5

Alexandre Cabá, piloto do Team Motoclube Loulé foi o único inscrito nas MOTO4 e como já vem sendo habitual foi dominador à geral. Com 2:02.081s, Cabá garantia o melhor tempo agarrando a Pole. Nas MIRMOTO5 o mais forte foi Henrique Vicente ao marcar 2:06.338s, logo seguido de Tomás Carneiro com 2:09.242s. A fechar o TOP3 na classe Lourenço Vicente com 2:09.481s

A destacar ainda a presença no feminino de Carolina Azevedo, Carlota Carochinho e Lara Pinto da Esc. Inic. Moto Racing Sintra a assumirem o 5º, 7º e 8º posto à geral.

 

CORRIDA 1

Alexandre Cabá passeia para a vitória nas MOTO4

Henrique Vicente leva a melhor nas MIRMOTO5

Arranque falhado de Alexandre Cabá que momentaneamente se viu na 4º posição. O erro do jovem piloto do Team Motoclube Loulé imediatamente corrigido na travagem para a curva 1 e novamente para a curva 2 do traçado do Estoril onde regressou à 1ª posição para de imediato “cavar distância” para os demais. Com Cabá a ganhar quase 10s de vantagem em apenas 2 voltas, a luta e interesse da corrida 1 esteve entre três pilotos da classe MIRMOTO5, Tomás Carneiro, Henrique Vicente e Lourenço Vicente que entre si disputavam o intermédio e mais baixo do pódio rodando separados por escassos milésimos, mas com desvantagem para Carneiro que ia perdendo tempo para o dueto de “Vicentes”.

No sector feminino Carlota Carochinho era a mais forte e rodava solidamente no 5º posto à geral com as suas colegas de equipa (Carolina Azevedo e Lara Pinto) a lutar pelo 6º e 7º posto

Cumpridas as 10 voltas, Alexandre Cabá, sem qualquer tipo de oposição e a mais de 40s da concorrência vencia à geral e nas MOTO4.

Nas MIRMOTO5 a luta pelos lugares de pódio acabaria por se reduzir ao dueto Henrique Vicente e Lourenço Vicente com Carneiro isolado no 4º posto à geral e 3º na classe desde a meia distância. O segundo lugar à geral sorria a Henrique Vicente que deixava Lourenço Vicente a mais de 9s. Tomás Carneiro seria 4º à geral.

Entre as senhoras, Lara Pinto, perdia a frente da sua MIR 250 na curva 2 à 6ª volta e desistia. Carlota Carochinho terminava a sua corrida em 5º e Carolina Azevedo em 6º.

 

MOTO4 / MIRMOTO5 – CORRIDA 2

MOTO4 – Alexandre Cabá imperial

MIRMOTO5 – Henrique Vicente assina 2ª vitória

Com a mesma grelha de partida para a Corrida 2, desta feita Alexandre Cabá não falharia o arranque e com apenas meia primeira volta percorrida, o jovem piloto da Team Motoclube Loulé levava já mais de 3s de avanço sobre o pelotão MOTO4 / MIRMOTO5. Uma vez mais, Alexandre Cabá com um desempenho exemplar liderou do semáforo à bandeira de xadrez para juntar mais uma vitória, a 2ª do dia e desta 4ª ronda do CNV ao seu já vasto curriculum de sucessos.

A luta desta corrida ficou também uma vez mais entregue aos jovens lobos das MIRMOTO5, Tomás Carneiro, Henrique Vicente e Lourenço Vicente que protagonizaram algumas trocas de posições na luta pelos lugares intermédio e mais baixo do pódio à geral, mas também pela classificação da classe.

Entre os MIRMOTO5 na bandeira de xadrez, a vantagem seria para Henrique Vicente, 2º à geral e o vencedor na classe, logo seguido de Lourenço Vicente, 3º à geral. Tomás Carneiro (4º à geral), fechou o TOP3.

Numa corrida à parte, Carlota Carochinho, Carolina Azevedo e Lara Pinto e da Esc. Inic. Moto Racing Sintra fechavam a classificação à geral no 5º, 6º e 7º lugares à geral.

 

COPA MOTOVAL / SBK / STK600

No pelotão COPA MOTOVAL / SBK / STK600 seria Ricardo Lopes (SBK) o mais forte à geral garantindo a Pole com 1:43.427s. A seu lado na primeira linha da grelha o piloto Gonçalo Ribeiro (STK600) com 1:44.538s e Rafael Ribeiro (STK600) com 1:44.697s.

Dos cronos por classes e no que ao TOP3 diz respeito, nas CDM2 Rafael Ribeiro (Pole), Alexandre Suati (5º à geral) e Daniel Coelho (9º à geral). Nas SBK, Ricardo Lopes (2º à geral) e Manuel Carlos Pereira (20º à geral). Nas STK600, Gonçalo Ribeiro (3º à geral), Rodrigo Valente (4º à geral) e Martim Marco (6º à geral). Por último, nas CDM1, Ricardo Rodrigues (8º à geral), Wagner Pederneira (12º à geral) e Tiago Pires (15º à geral).

A salientar ainda a presença das pilotos do Mundial de Superbikes feminino Ana Carrasco Gabarron, Sara Tamayo, Mallory Dobs e Adéla Ourednicková, que se deslocaram ao Estoril para integrar esta ronda do CNV como treino para a etapa do WSBK Estoril de Outubro.

 

COPA MOTOVAL / SBK / STK600 – CORRIDA 1

SBK – Ricardo Lopes passeia classe

CDM1 – Ricardo Rodrigues impõe-se

CDM2 – Rafael Ribeiro sem oposição

STK600 – Martim Marco irrepreensível

Previstas 14 intensas voltas ao Estoril para os 23 pilotos que integram o pelotão misto COPA MOTOVAL / SBK / STK600. Após a volta de formação e já com a grelha preparada, Gonçalo Ribeiro que ocupava a 3º posição sendo o melhor entre as STK600 acabaria por encaminhar a sua moto para as boxes o que motivaria nova volta de formação.

Finalmente luz verde e arranque muito musculado dos principais interessados à vitória com a travagem para curva 1 a ser muito disputada com Ricardo Lopes (SBK) a assumir a liderança logo seguido de Alexandre Suati (CMD2) e Martim Marco (STK600).

Volvida apenas uma volta o piloto da Quaresma Racing Team abria uma vantagem de 3s para o pelotão instalando-se assim confortavelmente na liderança e deixando a luta nas mãos de Rafael Ribeiro (CDM2), Alexandre Suati (CDM2) e Rodrigo Valente (STK600).

Com meia distância cumprida a marcar o regresso de Gonçalo Ribeiro à corrida após o desaire inicial, Ricardo Lopes que liderava, contava já com mais de 7s de vantagem trazendo no seu encalço Rafael Ribeiro (CDM2). Mais atrasados Rodrigo Valente (STK600) e Alexandre Suati (CDM2) disputavam o 3º posto com Martim Marco a aproximar-se numa tentativa de se juntar à contenda. O mais forte entre as CDM1 e a rodar na 8ª posição à geral era Ricardo Rodrigues. Este foi também o momento da queda e abandono de Tiago Pires (CDM1), na curva 1.

Já no terço final da corrida, Martim Marco suplantava Alexandre Suati para assumir o 4º posto à geral e iniciar a perseguição a Rodrigo Valente que se mantinha sensivelmente 2s à sua frente. Na liderança tudo igual com a SBK de Ricardo Lopes a dar um recital de pilotagem. Rafael Ribeiro em 2º rodava também tranquilamente. O interesse centrava-se nesta fase na luta pelo 3º posto à geral entre Rodrigo Valente e Martim Marco.

Cumpridas as 14 voltas ao traçado do Estoril, vitória à geral e o mais forte entre as SBK, Ricardo Lopes da Quaresma Racing Team que seria acompanhado no pódio por Rafael Ribeiro (primeiro entre as CDM2) e Martim Marco (primeiro entre as STK600) que suplantava nas últimas curvas Rodrigo Valente.

Por classes os TOP3 finais ditavam nas SBK, Ricardo Lopes (1º à geral) e Manuel Pereira (18º à geral). Entre as CDM1, Ricardo Rodrigues (8º à geral), Manuel Teixeira (10 à geral) e Vitor Silva (11º à geral). Nas CDM2, Rafael Ribeiro (2º à geral), Alexandre Suati (7º à geral) e Rui Palma (8º à geral). Nas STK600, Martim Marco (3º à geral), Rodrigo Valente (4º à geral) e Isaac Rosa (7º à geral).

 

CORRIDA 2

SBK – E vão mais duas para Ricardo Lopes

CDM1 – Ricardo Rodrigues com dobradinha

CDM2 – Alexandre Suati sobe ao mais alto do pódio,

STK600 – Gonçalo Ribeiro vence corrida 2

Também no pelotão COPA MOTOVAL / SBK / STK600 o alinhamento de grelha para a Corrida 2 foi igual ao da Corrida 1 com Ricardo Lopes (SBK) na Pole. A seu lado Gonçalo Ribeiro (STK600) e Rafael Ribeiro (STK600).

Reedição da Corrida 1 com Ricardo Lopes a dominar no arranque a assumir as despesas da prova. Dominador, Lopes foi abrindo um fosso temporal de 8s para a concorrência nas primeiras voltas. O piloto SBK da Quaresma Racing Team não deixava desta forma qualquer oportunidade aos demais. No seu encalço, Gonçalo Ribeiro, o primeiro entre as STK600 nesta fase da corrida, também rodava tranquilo e com mais de 6s de vantagem sobre Martim Marco e Rodrigo Valente. Este trio liderava a classificação das STK600.

Entre as CDM2, Alexandre Suati, Rafael Ribeiro e Rui Palma trocavam galhardetes entre com Isaac Rosa (STK600), à mistura numa luta pelas posições 5, 6, 7 e 8. No 9º lugar o primeiro das CDM1, Ricardo Rodrigues que esgrimia argumentos com Wagner Pederneira e Manuel Teixeira.

Cumpridas as 15 voltas ao traçado do Estoril, Ricardo Lopes assinava o dia perfeito no CNV III com uma dupla vitória que mais não pareceu do que um verdadeiro passeio no parque. Lopes seria também primeiro entre as SBK, já que Manuel Pereira seria apenas 18º e 2º na classe.

Gonçalo Ribeiro seria 2º à geral e o primeiro entre as STK600 acompanhado do companheiro de classe Martim Marco que subia ao 3º lugar no pódio. A fechar a classe Rodrigo valente que era 4º à geral.

Nas CDM2, Alexandre Suati, Rafael Ribeiro e Rui Palma eram os três primeiros sendo 5º, 6º e 7º à geral.

Entre os homens das CDM1 Ricardo Rodrigues, Wagner Pederneira e Manuel Teixeira eram TOP3 sendo 9º, 11º e 12º à geral respetivamente.

 

PREMOTO3 / SSP300

Dinis Borges (SSP300) da Speed Master Racing Team assinava o tempo mais rápido no pelotão PREMOTO3 / SSP300 com 1:53.448s e assumia a Pole para a Corrida1. A seu lado na primeira linha da grelha o piloto do Team Motoclube Loulé, Martim Jesus (SSP300) com 1:53.990s, acompanhado por Vasco Fonseca (o mais forte entre as PREMOTO3) a fechar TOP3 com 1:53.990s.

 

CORRIDA 1

SSP300 – Dinis Borges com vitória muito suada

PREMOTO3 – Vasco Fonseca vence com autoridade.

Arranque muito apertado entre os pilotos da primeira linha com Dinis Borges (SSP300) a assumir a dianteira, mas com Vasco Fonseca (PREMOTO3) e Martim Jesus (SSP300) a meros 0.110s. Assim se lançou o pelotão PREMOTO3 / SSP300 para as 14 voltas da Corrida 1. Luta intensa deste trio a animar o público e as boxes.

A 5º volta ditaria a ascensão de Vasco Fonseca à liderança com Dinis Borges na sua roda e uma expectante Martim Jesus no encalço do dueto. Nesta fase da corrida e por classes Fonseca liderava sendo o melhor da sua classe (SSP300) com Martim Jesus e Vasco Camoesas a serem 3º e 4º à geral respetivamente. Nas PREMOTO3, Dinis Borges era 2º com Tiago Martins e Frederico Guimarães a serem 5º e 6º à geral.

Mas a liderança de Vasco Fonseca não duraria mais do que uma volta com Borges a reassumir a liderança por escassos 0.152s. Quem se atrasava na contenda era Martim Jesus que se via a mais de 2s deste dueto. A emoção essa estava garantida até à linha de meta.

Até à bandeira de xadrez a diferença entre Borges e Fonseca nunca foi superior a 0.2s com vantagem final para…. Vasco Fonseca em photo-finish por 0.038s. No entanto Fonseca seria penalizado com uma long lap convertida em 3s por exceder os limites de pista. Com nesta reviravolta, Dinis Borges seria aclamado vencedor à geral e o melhor entre as SSP300. Vasco Fonseca seria 2º à geral e o primeiro entre as PREMOTO3. A fechar no mais baixo do pódio, Martim Jesus. No feminino, Rafaela Peixoto foi 7ª classificada à geral.

Por classes, Dinis Borges, Martim Jesus e Vasco Camoesas (4º à geral), seriam TOP3 nas SSP. Entre as PREMOTO3, Vasco Fonseca era acompanhado no TOP3 por Tiago Martins (5º à geral) e Frederico Guimarães (6º à geral).

 

CORRIDA 2

SSP300 – Dinis Borges repete vitória suada

PREMOTO3 – Tiago Martins o mais forte

Dinis Borges, Martim Jesus e Vasco Fonseca… a primeira linha da corrida 2 do pelotão PREMOTO3 / SSP300 que era também a última corrida do panorama desportivo do dia. Antecipava-se a reedição da luta da corrida 1…

Partida fulminante dos “suspeitos do costume”, com Borges, Jesus e Fonseca a iniciar uma nova luta titânica pela liderança. Assim se manteve a luta ao longo das primeiras voltas com o trio a definir entre si o ritmo da corrida. Vasco Camoesas por seu turno rodava tranquilo na 4ª posição da geral.

A volta 5 ditaria dois momentos de infortúnio. Um para Frederico Magalhães que se viu forçado a abandonar por problemas mecânicos. Exatamente o mesmo problema que levaria nesta mesma volta um muito motivado Vasco Fonseca a abandonar na curva 9 quando o motor da sua Beon 250 se calou. Esta desaire de Fonseca deixava a luta pela vitória entregue a Borges e Jesus que mantinham diferenças de milésimos entre si volta após volta. Quem com isto lucrou foi Vasco Camoesas que de um momento para o outro se viu no 3º posto á geral após o abandono de Vasco Fonseca.

Na bandeira de xadrez, uma vez mais diferença muito curta entre pilotos. Desta feita entre Dinis Borges e Martim Jesus, com Borges a tirar partido do cone de ar de Jesus e a lograr a ultrapassagem para a vitória em cima da linha de chegada por 0.126s. Borges vencia assim a última corrida da tarde com Martim Jesus no intermédio do pódio. A mais de 22s do líder e para ser 3º à geral, Vasco Camoesas. Esta classificação geral seria também o TOP3 das SSP300.

Nos PREMOTO3, Tiago Martins era o mais forte, sendo 4º à geral, e Naama Rosa 2º na classe tendo terminado no 8º posto à geral. Rafaela Peixoto seria 5ª classificada.

 

Circuito Estoril