Manhã amena e ensolarada no Circuito Estoril para receber a última ronda de 2024 do CNV. Um dia pleno de ação com treinos cronometrados durante a manhã e as primeiras corridas no período da tarde. Parte integrante do programa desportivo deste fim-de-semana também a última e decisiva ronda do FIM Sidecar World Championship.

Foto: Filipe Rosa

TROFÉU TLC / NAKED BIKES

A primeira contenda da tarde de sábado estava entregue aos guerreiros do Troféu TLC / Naked Bikes com Duarte Amaral (NB1) a agarrar a Pole na sua BMWS 1000R com 1:47.178s. A seu lado Frédèric Bottoglieri NB2) a assinar 1:49.399s nos cronos e Luís Franco (NB1) com 1:49.982s. A correrem isolados nas suas categorias André Capitão (TLC SBK), com 2:05.382s, Fernando Mercier (TLC OP), com 2:03.072s e Raúl Felgueiras (TLC SS), com 1:56.020s a serem 13º, 11º e 10º à partida.

Depois do domínio absoluto nos cronometrados, Duarte Amaral aplicava a mesma receita para as 10 voltas do traçado do Estoril e com um andamento sem oposição, Amaral liderou do primeiro ao último metro para assinar a vitória na primeira corrida da tarde sendo também o melhor entre as NB1.

Por seu lado, Bottoglieri não lograria mais do que uma volta ao Estoril e deixava a porta aberta para a contenda pelo pódio e à geral entre as NB2. Com a desistência de Bottoglieri os principais visados seriam Luís Franco (NB1) e Ricardo Almeida (NB1). Franco que saíra da P3 da grelha, assumia na volta 2 o segundo posto à geral e Almeida, 4º na grelha de partida assumiam os lugares de pódio de onde não mais arredariam pé até à bandeira de xadrez.

O mais forte entre as NB2 acabaria por ser Marcos Leal que assinava o 4ª posto à geral.

Raúl Felgueiras nas TLC SS seria 8º à geral, Fernando Mercier (TLC OP) e com André Capitão (TLC SBK) a serem 11º e 12º à geral.

 

85GP / MOTO4 / MIR MOTO5

As divertidas e competitivas MOTO4 às quais se juntou a único 85GP/MOTO5 presente nesta ronda seriam o embate seguinte. Henrique Vicente, Liqui Moly Iberian Racing Team, era o mais forte à geral e entre as MOTO4 e garantiu a pole com 2:07.614s. Lourenço Vicente e Diego Ribeiro, também em MOTO4 fechavam a primeira linha da grelha. Francisco Ribeiro, Clube Motorizado do Troço, único participante nas 85GP/MOTO5 com 2:21.080s partia da 6ª posição à geral. A destacar a presença uma vez mais das pilotos Carolina Azevedo, Carlota Carochinho, Lara Pinto e Lara Santos da Escola de Iniciação Motoracing de Sintra.

Henrique Vicente com uma queda na primeira volta, deitava por terra as suas aspirações de vitória depois de ter dominado os treinos cronometrados. Para a liderança saltava Lourenço Vicente seguido de perto por Diego Ribeiro com Carolina Azevedo a assumir o 4º posto à geral. E assim se esperava que a corrida se mantivesse até ao cair da axadrezada… no entanto, duas quedas isoladas, ambas na 8º volta, levariam Diego Ribeiro levaria ao abandono e Lourenço Vicente a perder a liderança. Vicente ainda regressou à pista, mas apenas para ser 2º à geral. Quem com tudo isto beneficiou foi a jovem piloto da Escola de Iniciação Motoracing de Sintra, Carolina Azevedo que celebrou entusiasticamente a vitória, sendo a melhor entre as MOTO5. Francisco Ribeiro, único piloto entre as MOTO4 subia ao lugar mais baixo do pódio. João Cancelinha e Lara Pinto seriam 4º e 5º à geral respetivamente.

 

 

SUPERSTOCK 600 / COPA DUNLOP MOTOVAL CMD1

Chegada a vez das STK600 e COPA DUNLOP MOTOVAL CDM1 de rodar no Estoril, seria Martim Marco, o mais forte à geral e entre as STK600 a largar da Pole com o melhor tempo (1:44.478s). A seu lado Gonçalo Ribeiro (STK600) e Ricardo Rodrigues (CMD1). Isaac Rosa (STK600) e Wagner Pederneira (CDM1) fechavam Top 5 na grelha.

Luz verde e o início de uma grande corrida em que a incerteza no desfecho final esteve sempre presente. Num duelo de gigantes, Martim Marco e Gonçalo Ribeiro rodaram sempre com colados na luta pela vitória. O cenário era o mesmo para o 3º posto à geral com Pederneira e Rosa separados por ínfimos décimos. A estes últimos juntava-se com meia distância cumprida Ricardo Rodrigues abrindo o leque de interessados ao 3º posto final.

Com 11 das 15 voltas cumpridas, Marco e Ribeiro continuavam separados por décimos, mas já com mais de 30s de vantagem sobre o tripla Pederneira, Rosa, Rodrigues. E assim se manteve a expetativa até à linha de meta.

A vitória sorria a Martim Marco que na última volta conseguia cavar 1.3s de diferença para Gonçalo Ribeiro. Foi preciso esperar mais de 40s para ver Isaac Rosa levar a melhor sobre Wagner Pederneira e Ricardo Rodrigues. O Pódio ficava assim completo com Marco, Ribeiro e Rosa, que fechavam também o Top3 das STK600. Pederneira e Rodrigues eram 4ª e 5ª à geral sendo os mais fortes entre as CDM1. A estes e para o Top 3 das CDM1 juntou-se Vitor Silva, 7º à geral.

 

SUPERBIKES / COPA DUNLOP MOTOVAL CMD2

Entre as Superbikes e CDM2, Luca Ottaviani (CDM2) da Extreme Racing Service SRLS arrancou da Pole para 4ª corrida da tarde com 15 voltas programadas ao Circuito Estoril. A seu lado Ruben Macuá (SBK) e Miguel Romão (SBK).

Corrida intensa com Macuá, Romão e Ottaviani a trocar argumentos entre si pela liderença da corrida, sendo a vantagem ligeira para Macuá que assumia a dianteira para se defender do dueto perseguidor. No encalço do trio dianteiro, Alexandre Suati, Rafael Ribeiro e Ricardo Lopes lutavam entre si, mas com os olhos postos nos lugares de pódio.

Com meia distância cumprida, Lopes com uma corrida de trás para a frente, assumia o 3º posto à geral e entrava momentaneamente na contenda pela dianteira da prova com Macuá e Romão. No sentido inverso Ottaviani, perdia ritmo e lugares na classificação e rodava em 4º. Com o desenrolar das voltas ao Estoril as Macuá e Romão distanciavam-se de Lopes, que apesar de estar em perda para os dois primeiros, conseguia também ele abrir distância para Ottaviani que rodava tranquilo com mais de 8s sobre Alexandre Suati e restante pelotão.

Com um ritmo assertivo Ruben Macuá, o mais forte entre as SBK, entrava para a última volta com pouco mais de 1s de vantagem sobre Romão o que lhe permitiu cruzar a linha de meta de forma tranquila e vencer. Miguel Romão subiria ao intermédio do pódio sendo também 2º entre as SBK. O lugar mais baixo do pódio seria para mais uma SBK, a de Ricardo Lopes.

Alexandre Suati, o melhor entre as CDM2, acabaria agarrar o 4º posto à geral, ao superar Luca Ottaviani e Rafael Ribeiro.

 

PREMOTO3 / SUPERSPORT 300

Uns meros 0.252s fizeram a diferença que levou Dinis Borges a assumir a Pole da última corrida da tarde de sábado. Borges relegou assim para a posição secundária Martim Jesus que teve ao seu lado a fechar a primeira linha da grelha Vasco Camoesas. Este trio consolidou-se também como o mais forte entre as SSP300.

Por seu lado, Vasco João, Frederico Guimarães e Tiago Martins, 4º 5º e 6º à geral perfaziam o Top 3 entre as PREMOTO3. A destacar ainda o 8º tempo de Rafaela Peixoto e o 11º tempo de Naama Rosa.

Como já era esperado a luta principal esteve centrada na frente da corrida com Borges e Jesus a “trocar galhardetes” e Camoesas na expetativa, mas em perda acumulando alguma desvantagem. Este trio em cerca de 4 voltas cumpridas, das 14 planeadas, já rodava com mais de 24s de avanço para o pelotão. Em 4º à geral, Tiago João (primeiro entre as PREMOTO3) rodava tranquilo e acumulava segundos sobre Tiago Martins (PREMOTO3).

Com meia distância cumprida, o pelotão estava bastante disperso. Camoesas estava fora da contenda pela vitória, mas rodava para assegurar o 3º posto à geral e o interesse da corrida estava centrado nos 0.072s que separavam Borges e Jesus.

Sem alterações até final, Dinis Borges vencia por escassos 0.071s sendo o mais forte entre as SSP300. Martim Jesus subiria ao intermédio do pódio e Vasco Camoesas a uns muito longos 17s de distância agarrava o 3º posto à geral. O trio seria Top3 entre as SSP300.

Entre as PREMOTO3, Tiago João (4º), Tiago Martins (5º) e Naama Rosa (11º) seriam o Top3.

 

Circuito Estoril