O Circuito do Estoril foi hoje palco do início da última ronda de 2024 do FIM JuniorGP™. A prova estava marcada para Valência, antes das inundações devastadoras que afetaram a região forçando o promotor a rumar pela 3ª vez em 2024 a Portugal para a conclusão da época.
Amanhã, quarta-feira, 27 de novembro serão realizadas as várias corridas das 4 classes presentes no Estoril. A classe JuniorGP™ terá duas corridas, e o Campeonato Europeu de Moto2™, a European Talent Cup e o Stock European Championship terão uma última corrida da temporada. Será um dia intenso e no qual serão definidos os campões de 2024 com o Circuito do Estoril a servir de palco à festa final.
Qualificação JuniorGP™
Na chegada ao Estoril e ainda com duas corridas da classe JuniorGP™ por disputar, é o espanhol Álvaro Carpe da STV Laglisse Racing quem lidera a tabela classificativa com 147 pontos, mais 43 pontos à geral que os seus compatriotas Jesús Rios (MRE Talent) e Máximo Quiles (team Estrella Galicia 0.0), ambos com 104.
Com as duas rondas de Qualificação finalizadas, foram apenas 0.013s que deram ao líder do campeonato, Álvaro Carpe, a Pole para a primeira das duas corridas de Domingo. O piloto da STV Laglisse Racing marcou 1:42.960s deixando muito claras, apesar de “suadas” as suas intenções perante a concorrência. Ao lado de Carpe, na primeira linha o atual 10º classificado à geral no campeonato, Brian Uriarte da Seventytwo Artbox Racing Team e Máximo Aquiles (3ª à geral no campeonato), com mais 0.124s que Álvaro Carpe. Por seu lado Jesús Rios partirá da 32º e última posição. Estão lançados os argumentos para uma 4ª feira de todas as decisões no Estoril.
Qualificação Campeonato Europeu de Moto2™
Roberto Garcia, piloto espanhol da Fantic Cardoso Racing é o detentor da liderança do Campeonato Europeu de Moto2™ com 159 pontos e no seu encalço seguem os dois pilotos italianos Team Ciatti Boscoscuro, Mattia Casadei com 140 pontos e Alberto Surra com 134 pontos. Com apenas uma corrida em jogo para fechar a época, a luta espera-se bastante renhida.
A surpresa entre os bravos das Moto2™ viria do 4º classificado à geral no Campeaonato, o piloto da Finetwork Team, Alberto Ferrandéz assinava o melhor tempo na folha dos cronos e assumia a Pole para a derradeira corrida do ano. A seu lado Unai Orradre, 10º à geral no campeonato que demonstrou no Estoril um andamento muito consistente. A fechar a primeira fila da grelha, o atual 3º à geral e ainda na contenda pelo título de 2024, Alberto Surra da Team Ciatti Boscoscuro.
Roberto Garcia e Mattia Casadei, respetivamente 1º e 2º no Campeonato não iriam além da 5ª e 4ª posições na grelha. Tudo absolutamente em aberto para a batalha final que serão as derradeiras 17 voltas da época no Estoril.
Qualificação European Talent Cup
No pelotão da European Talent Cup é o também espanhol Carlos Cano da Seventytwo Artbox Racing Team que com os seus 186 pontos segue na frente da Cup nesta última visita de 2024 ao Estoril. Com 156 pontos, o argentino Marco Morelli da Mlav Racing é o seu principal opositor não sem esquecer a 3ª posição à geral do italiano Giulio Pugliese com 138 pontos. Consolidados os resultados das qualificações no European Talent Cup a grelha da ETC Last Chance, corrida de 7 voltas de pré-apuramento para a corrida final a primeira linha da grelha ficou nas mãos de Alex Longarela (IGAXTEAM), Afonso Almeida (piloto português da AGR Team) e Ryan Frost (MLAV Racing).
Qualificação Stock European Championship
Na frente da Stock European Championship dois pilotos da GV Tamoil Racing, e também com apenas mais uma corrida para disputar, o espanhol Mario Mayor soma 96 pontos e lidera sobre o seu colega de equipa, o italiano Lorenzo Dalla Porta (86 pontos). Demis Mihaila da MDR Competición, soma 80 pontos e vem ao Estoril com a expectativa de dar a volta a este top 3. Dino Iozzo piloto da IUM Motorsports, foi o mais rápido entre os homens da Stock European Championship, e terá a seu lado na primeira fila da grelha da última corrida das STK de 2024, Archie Bob McDonald (MRE Talent) e Mario Mayor, líder do campeonato. Por seu lado, e no que ao TOP3 do campeonato diz respeito, Dalla Porta e Mihaila não foram além dos 4º e 6º melhores tempos.
Circuito Estoril