CNV II – Diferenças mínimas para grandes vitórias

– Alexandre Cabá… soma e segue!

– Dobradinha de Rafael Ribeiro

– Vitória tranquila para Ruben Macuá nas SBK

– Tomás Alonso assina vitória nas SSP300

– Dupla jornada e vitória para Duarte Amaral.

Foi com céu cinzento e total incerteza relativamente ao regresso da chuva que o Circuito Estoril amanheceu para o último dia competitivo da segunda passagem/ronda do CNV 2024. Um dia pleno de ação com treinos cronometrados durante a manhã e corridas à tarde, desta feita com o programa mais alongado para permitir a realização da Corrida I do Troféu TLC / Naked Bikes que ontem, sábado, não se realizou por questões técnicas.

A decorrer também o segundo dia do Paddock MotoFest, um evento com a assinatura da Federação Motociclismo Portugal (FMP) e Motor Clube Estoril (MCE) com a presença de muitas marcas, zonas de exposição de novos modelos e motos antigas, test-drives, simuladores, mercado de usados e muita animação.

 

85GP / MOTO4 / MIR MOTO5

Alexandre Cabá… soma e segue!

Manhã de Domingo com o arranque das segundas sessões de treinos cronometrados, e a abrir o dia competitivo as emocionantes 85GP/MOTO4 e MIR MOTO5. E que cronometrados! O dueto “Vicentes”, Henrique e Lourenço viriam a disputar entre si a pole para a última corrida da categoria a realizar durante a tarde de Domingo.

Apenas 0,002s foi a diferença que ditou a pole para Henrique Vicente (MIR MOTO5) e que relegou Lourenço Vicente (MIR MOTO5) para a 2ª posição. Por seu lado, Alexandre Cabá (85GP/MOTO4) que ontem se mostrou dominador quer na obtenção da Pole quer na vitória à geral, não foi além do 3º tempo à geral. Estava assim definida a grelha de partida para as 85GP/MOTO4 e MIR MOTO5.

Arranque forte dos pilotos da linha da frente com vantagem clara para Alexandre Cabá que na travagem para a curva 1 assumiu a liderança para não mais largar. Tranquilamente e aoi seu ritmo, o piloto do Team Moto Clube Loulé abria vantagem sobre os demais até à linha de meta onde venceu destacado com mais de 39s de vantagem sobre o pelotão. Cabá preconiza assim um fim-de-semana quase perfeito com duas vitórias e uma pole dando sequência ao seu excelente desempenho de abril último no CNV I.

Na definição do pódio e ao contrário da luta de ontem, o dueto “Vicente” não se reeditou, e foi Lourenço Vicente a ser 2º à geral deixando Henrique Vicente a cerca de 30s no 3º posto, com este último em luta animada com o piloto da Super Tech Racing Team, Tomás Carneiro. A fechar TOP5 o piloto da Go Faster Racing Team, o jovem Diego Ribeiro.

 

COPA DUNLOP MOTOVAL

Dobradinha de Rafael Ribeiro.

Depois de ontem ter sido 3º à geral, Leungo Gaorekwe (CDM2) foi o mais rápido em pista após a realização das três superpoles da Copa Dunlop Motoval. Gaorekwe marcou 1:47.410s com a sua Ducati V2 batendo a concorrência para a Pole. No entanto e por exceder o limite de velocidade na via de boxes, seria penalizado em 6 posições à geral sendo remetido para a 7ª posição da grelha de partida.

Assim sendo, e reorganizada a grelha, foi uma vez mais Rafael Ribeiro (CDM1) quem assegurou o lugar cimeiro na primeira linha, repetindo assim a mesma posição do dia anterior. A seu lado o piloto do Clube Motorizado do Troço, Rui Palma (CDM2) e Manuel Teixeira (CDM1) que ontem não chegou a alinhar para a partida. Já Ricardo Rodrigues (CDM1), que ontem ficou no lugar mais baixo do pódio não foi desta feita além do 6º melhor tempo.

As expectativas ficaram bastante elevadas para a corrida da tarde, já que é necessário considerar que apesar de partir da 7ª posição da grelha após ser penalizado e partir atrás de Ricardo Rodrigues, Luengo foi efetivamente 1,5s mais rápido que Rafael Ribeiro e 4.3s que Rui Palma que alinhavam na frente da grelha. Estavam reunidos os condimentos para uma grande corrida.

10 voltas para cumprir ao Circuito do Estoril e como seria de antecipar Leungo Gaorekwe com um arranque canhão sairia da travagem para a curva 1 com a liderança relegando Ribeiro e Palma às posições seguintes. Mas foi sol de muito pouca dura, tal como o pouco sol que se faz sentir no Estoril, mas que não impediu o público de marcar presença na Bancada A. Ainda no decorrer da volta 1 e numa exclenete saída da parabólica interior, Ribeiro e Palma ultrapassam Luengo, com vantagem para Ribeiro que assumia aqui a liderança e lançava uma luta a três com os pilotos a rodarem todos no mesmo segundo, pela vitória.

O trio seria desfeito à volta 8 com Palma a parar na pista e a sair da equação afundando-se na classificação até à 6ª posição… Ribeiro e Luengo mantinham a luta, mas com clara vantagem para Ribeiro que detinha no momento mais de 1.5s de vantagem. Assim seria até final. Quem assumia a 3º posição com o desaire de Palma seria Alexandre Suati. Sem alterações até final, este seria o pódio Rafael Ribeiro, Leungo Gaorekwe e Alexandre Suati com os pilotos a serem TOP3 entre as CDM2.

Entre as CDM1 o TOP3 foi para Ricardo Rodrigues, Wagner Pederneira e Manuel Teixeira, 4º, 5º e 8º à geral.

 

SUPERBIKES / STK600

Vitória tranquila para Ruben Macuá nas SBK

Concluída que ficou a sessão de cronometrados para as Superbikes e STK600 uma vez mais foi o piloto da Quaresma Racing Team, Ricardo Lopes (SBK) a assinar a melhor volta ao traçado do Estoril com 1:43.419s somando assim a segunda pole do fim-de-semana e sendo também e uma vez mais, o mais forte entre as SBK.

Ruben Macuá (SBK) que ontem não logrou melhor do que o 4º tempo, assinou desta feita a segunda posição a 0.853s de Lopes e se o duelo entre ambos na corrida de sábado só pode ser descrito como uma luta de titãs, esta diferença nos cronos da manhã de domingo deixavam antever nova batalha para a tarde.

Também Gonçalo Ribeiro (STK600), que ontem agarrou o lugar mais baixo do pódio sendo o melhor entre as STK600, não deixou dúvidas quanto às suas intenções assinando o 3º melhor tempo a apenas 0.521s de Macuá. Previa-se uma corrida intensa, com resultado totalmente em aberto.

Luta titânica na luz verde com Macuá, Lopes e Ribeiro num assalto à liderança na Curva 1. A vantagem seria para Macuá que com uma travagem perfeita assumiu a liderança tendo Lopes no seu encalço. Assim se rodou nas primeiras voltas. No entanto Gonçalo Ribeiro foi perdendo andamento e com 9 voltas cumpridas já rodava a 6s do dueto da frente.

Entre as STK, Miguel Romão rodava solidamente no 4º posto à geral e com Rodrigo Valente e Martim Marco distantes nas 5º e 6º posição à geral.

A antepenúltima volta ditaria a decisão da corrida, Ricardo Lopes com um erro na curva 3 perdeu repentinamente 20s deixando Ruben Macuá na liderança isolado e com a vitória nas mãos. No pódio, Macuá celebrou no lugar mais alto sendo também o mais forte entre as SBK. Intermédio do pódio para Gonçalo Ribeiro sendo o mais forte entre as STK600, com o desafortunado Ricardo Lopes (SBK) a garantir o 3º posto à geral apesar do erro cometido.

A fechar TOP3 nas SBK ainda Miguel Romão que foi 4ª à geral. E nas STK600, Rodrigo Valente e Martim Marco, 5º e 6º à geral respetivamente.

 

SSP300 / PREMOTO3

Tomás Alonso assina vitória nas SSP300

Última ronda de cronometrados SSP300 e PREMOTO3 com Tomás Alonso (SSP300) da Quaresma Racing Team a assinar 1:53.121s na folha de tempos e a garantir a pole depois de ter sido 3º à geral na corrida de sábado. Martim Jesus do Team Moto Club Loulé com mais 0.153s ocupava a posição intermédia da primeira linha da grelha, A estes se juntou o jovem Daniel Miralles, que depois de ter liderado a sessão de cronometrados por largos minutos se viu relegado ao 3º melhor tempo com mais 0.213€ do que Jesus.

Penúltima corrida da tarde de domingo com os jovens lobos da SSP300 e PREMOTO3 a alinhar na grelha. Numa das mais competitivas categorias do CNV, uma vez mais a travagem para curva 1 foi ponto de interesse fulcral com Dinis Borges a assumir a liderança, mas com Alonso, Miralles e Jesus literalmente colados a si.

O quarteto das SSP300 iniciou então uma “constante dança de cadeiras” com múltiplas e constantes trocas de liderança e ainda assim abrindo desde logo mais de 6s de intervalo o 5º à geral, Vasco Camoesas que se via a braços com Vasco Fonseca, sendo este último o mais forte entre as PREMOTO3.

Mais atrás, e no que às PREMOTO3 diz respeito Tiago Martins estava confortável na  8º posição e Frederico Guimarães na 10ª. Já Rafaela Peixoto (SSP300), dava boa conta de si e rodava em 9º.

Com 5 das 15 voltas cumpridas, o piloto do Team Moto Clube Loulé, Martim Jesus demonstrava alguma dificuldade em acompanhar Alonso, Borges e Miralles que rodavam todos separados por menos de 0,5s. Um pouco mais atrás Camoesas e Fonseca esgrimiam argumentos pela 5ª posição à geral também sepaados por menos de 0,9s.

Com três voltas para a axadrezada, Martim Jesus já levava 12s de atraso e a luta estava restrita a Lonso, Borges e Miralles com vantagem para o piloto da Quaresma Racing Team que segurava de forma exemplar os ataques dos seus rivais. Na última volta, Miralles cedeu no andamento e acabaria por se contentar com o 3º posto à geral. Alonso venceria relegando Borges ao intermédio do pódio.

Vasco Fonseca, o primeiro entre as PREMOTO3, asseguarava por 0,051s o 4º posto à geral batendo Vasco Camoesas. A fechar TOP3 das PREMOTO3, Tiago Martins e Frederico Guimarães, 7º e 8º à geral.

 

TROFÉU TLC / NAKED BIKES

Dupla jornada e vitória para Duarte Amaral

Após o adiamento da corrida de ontem devido a questões técnicas, o domingo reservou “jornada-dupla” para o pelotão do Troféu TLC / NAKED BIKES. Com a grelha definida nos cronometrados da manhã de sábado seria Anselmo Vilardedó (CNB1) a alinhar na pole com Ricardo Almeida (CNB1) e Marcos Leal a completarem a primeira linha. A correr sozinho nas TLC-LC Open, Fernando Mercier foi 8º à geral.

Corrida 1

Ainda antes da pausa para almoço e a fechar a manhã competitiva de Domingo, foi formada a grelha da primeira de duas corridas do Troféu TLC / NAKED BIKES. Com 10 voltas para cumprir ao traçado do Estoril, estavam finalmente abertas as “hostilidades”.

Largada canhão de Duarte Amaral (CNB1) que saído da 7ª posição da grelha assumia a liderança na primeira das 10 voltas, tendo no seu encalço Frédèric Bottoglieri (CNB2) que havia dominado totalmente o CNV I em abril, mas que este fim-de-semana ainda não tinha conseguido impor o seu ritmo. Ricardo Almeida rodava em 3º. Já Anselmo Vilardebó (CNB1) afundava-se na classificação logrando apenas o 8º posto à geral à entrada para a segunda volta.

Com o decorrer das primeiras voltas a atenção estava centrada na dupla Amaral, Bottoglieri com constantes trocas de posição a rodar separados por menos de 0,5s e que ainda assim abriam larga vantagem, mais de 12s, para o pelotão que os perseguia. Bottoglieri que em abril assinou a “dobradinha perfeita” (duas poles e duas vitórias) mantinha um andamento fortíssimo com a clara intenção de repetir a sua prestação do CNV I, no entanto, Duarte Amaral nunca lhe deu “descanso” mantendo-se a luta entre os dois até final com constantes trocas de posição.

Na entrada para a volta final, o dueto da frente levava já mais de 23s de vantagem sobre Luís Franco (CNB1) e Ricardo Almeida (CNB1) que mantinham também uma luta intensa pelo 3º à geral.

Depois de várias trocas de liderança na última volta, seriam uns ínfimos 0,001s a dar a vitória a Duarte Amaral que saindo da parabólica atrás de Bottoglieri lograria vencer.

Lugar mais alto do pódio para Duarte Amaral que soma a primeira vitória da época sendo também o mais forte entre as CNB1. Frédèric Bottoglieri ficava com o intermédio sendo também ele o melhor entre as CNB2. Foi preciso esperar mais de 29s para ver Luís Franco (CNB1) agarrar o 3º lugar à geral tendo que para isso bater Ricardo Almeida (CNB1) por escassos 0.762s. Nas TLC, o solitário Fernando Mercier não terminaria abandonando à 4ª volta.

Estavam lançados os dados para a corrida 2 do Troféu TLC / NAKED BIKES

Corrida 2

Corrida final do fim-de-semana desportivo do CNV II no Circuito Estoril com Duarte Amaral (pole), Frédèric Bottoglieri e Luís Franco a assumirem a primeira linha da grelha. Fernando Mercier único piloto entre as TLC Open, não alinharia por problemas técnicos na sua Suzuki 1000.

Com o arranque totalmente falhado, Duarte Amaral (CNB1) viu-se de imediato afundar até à 6º posição. Na frente de imediato Frédèdric Bottoglieri (CNB2) e Ricardo Almeida (CMB1) a disputar a liderança.

A volta três ditaria o abandono de Marcos Leal (CNB1) com problemas técnicos enquanto Duarte Amaral encetava uma corrida de trás para a frente. Três voltas mais rápidas consecutivas levaram o piloto da BMW S1000R ao dueto Bottoglieri, Franco… e com uma travagem soberba para a curva 1 na 5ª volta, lograria mesmo ascender ao 2ª posto por troca com Luís Franco lançando-se de imediato ao ataque pela liderança.

Demonstrando algum cansaço e relegado ao 3º posto, o piloto da Aprilia 1100 V4 entrou em perda e em duas voltas já rodava a mais de 6s dos seus rivais, sendo inclusivamente mais tarde ultrapassado por Ricardo Almeida.

Com 2 voltas para terminar, Amaral e Bottoglieri reeditam a luta ao milésimo e ao centímetro… bandeira de xadrez para receber Duarte Amaral para a vitória e a celebração da dobradinha concretizando assim a “remontada” e corrigindo a o erro cometido no arranque. Frédèric subiria ao intermédio do pódio e Ricardo Almeida fechava o pódio.

PARADA MOTOFEST

O encerramento do PADDOCK MOTOFEST, evento complementar an CNV II organizado pelo Motor Clube do Estoril, com apoio da Federação de Motociclismo Portugal e do Circuito do Estoril contou com uma parada de motociclistas que durante algumas voltas encheram o traçado do Estoril. Um fim de festa em grande.

 

Fotos@kezman.photography

Grafismos: Federação Motociclismo Portugal

Circuito Estoril / Motor Clube do Estoril