A Estoril Season Finale by NAPA teve já o seu início com a sessão de treinos-livres, tendo todos os pilotos e equipas se preparado para derradeira prova da temporada do Iberian Supercars Endurance e do Campeonato de Portugal de Velocidade e entre os candidatos ao título já começaram as marcações.
Foi sob o sol glorioso do Autódromo do Estoril que os trinta e quatro carros inscritos se fizeram à pista para iniciar o fim-de-semana de todas as decisões e, apesar de algumas tendências, a indefinição é enorme com os sete mais rápidos ‘enfiados’ em menos de sete décimos de segundo.
Uma das queixas comuns a todos os pilotos foi o muito tráfego em pista, decorrente de um extenso pelotão com trinta e quatro carros, e este será um desafio que nas qualificações, terá de ser muito bem gerido.
Ontem, Elias Niskanen e Nuno Pires, em Mercedes AMG GT4 da Lema Racing, foi quem melhor conseguiu lidar com este problema e isso permitiu-lhes alcançar o topo da tabela de tempos, batendo Patrick Cunha e Jorge Rodrigues por um décimo de segundo.
A dupla do Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, que lidera pontualmente a GT4 Bronze, foi a mais rápida da sua divisão, iniciando da melhor forma a sua candidatura ao título.
No entanto, os seus maiores rivais, Alberto de Martín e Nil Montserrat, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, não ficaram longe, assinando a quarta melhor marca da geral e perdendo apenas dois décimos de segundo para os seus adversários na luta pelo ceptro da GT4 Bronze.
Na GT4 Pro, em que Elias Niskanen e Nuno Pires foram os mais rápidos com o seu melhor tempo da geral, foi Guillermo Aso e o seu novo colega de equipa, o jovem Jan Duran, que assinaram o segundo registo, perdendo apenas dois décimos para a dupla da Lema Racing, ficando com o terceiro posto da geral.
Os líderes pontuais da GT4 Pro, José Carlos Pires e Francisco Abreu ficaram com o BMW M4 GT4 da Speedy Motorsport no sétimo posto, a seis décimos de segundo dos seus grandes rivais na luta pelo título, mas o duo queixou-se do tráfego em pista, admitindo ter potencial para mais do que a folha de tempos mostrou.
À frente dos pilotos do carro bávaro ficaram Sérgio Azevedo e Orlando Batina, no BMW M4 (F82) GT4 da Batina Racing, e Manuel Gião e Roberto Faria, no Mercedes AMG GT4 da Racar Motorsport, que se mostraram também muito competitivos e são candidatos a lutar pelas posições do pódio ao longo do fim-de-semana.
Na nona posição, com uma boa volta, ficou o melhor dos carros de Turismo, o Cupra TCR da JT59 Racing Team pilotado por Daniel Teixeira, o principal candidato a assegurar o ceptro da categoria.
Os seus grandes rivais, Borja Hormigos e Héctor Hernández, ficaram na vigésima sétima posição, mas o duo do BMW M240i Racing da Autoworks Motorsport prima pela consistência e não demonstrou ainda o seu verdadeiro potencial, estando centrado em aprender o traçado do Estoril, onde ambos os pilotos fazem a sua estreia. Ainda assim, a dupla espanhola foi a mais rápida da divisão TC.
O regressado António Coimbra, no competitivo Hyundai Elantra N TCR da Sports & You, foi o segundo mais rápido da divisão TCR, ficando a seis décimos de segundo de Daniel Teixeira
Álvaro Ramos e Fernando Soares foram os mais rápidos da categoria GTC e da divisão GTX, aos comandos do Aston Martin Vantage AMR da Araújo Competição, reforçando a sua posição de candidatos aos títulos pelos quais lutam.
No entanto, Dave Benett e Marcus Fothergill, em Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsports, ficaram logo no seu encalço, a apenas dois décimos, sendo segundos da GTC e os mais rápidos da divisão Cup, podendo selar este fim-de-semana o título desta última e estando ainda envolvido na luta pelo ceptro da categoria.
Entre os pilotos da FPAK Junior Team foi o Ginetta G40 pilotado por Mariana Machado o mais rápido, com o vigésimo nono crono, que ficou à frente dos outros carros das jovens esperanças, com Duarte Camelo e Gabriel Caçoilo à frente Henrique Cruz e Duarte Pinto Coelho.
Durante o sábado disputam-se as qualificações que podem ser acompanhadas através do livetiming para aqueles que não se puderem deslocar ao Autódromo do Estoril.
No domingo serão realizadas as corridas, a primeira às 9h40 e a segunda às 14h35, podendo ambas ser seguidas em directo através das redes sociais oficiais das competições e a primeira também em directo na A Bola TV.
Fonte: Race Ready Iberian
Fotos: @filiperosaphoto