Foi este fim de semana que assistimos à grande final do Group 1 Portugal e Troféu Mini. As competições organizadas e promovidas pela Touring Racing disputaram os clássicos 250km do Estoril.

Com 45 carros na grelha de partida, a maior de sempre da história da competição para esta prova, a Touring Racing completou o seu primeiro ano com chave de ouro, numa corrida de 2h onde emoção não faltou por um único segundo.

Nos H81-2000, o grande “caneco” foi para a dupla de Ricardo Pereira e Paulo Vieira que na manhã de Domingo foram os mais velozes conquistando a Pole Position que conseguiram converter em pontos máximos na corrida da tarde, com o bónus do ponto da volta mais rápida para Pereira. No entanto a festa de Pereira/Vieira, foi também motivo de festa para Rui Ribeiro que celebrou a conquista do título! (Sucedendo a Ricardo Pereira que venceu em 2022). Rui Ribeiro sabia que só precisava de ficar atrás de Pereira desde que não houvesse outro concorrente entre eles e quando faltava apenas 5 minutos para o cair da bandeira de xadrez, o vasto pelotão estava neutralizado pelo Safety Car e Ribeiro, que dividia o Ford Escort RS 2000 com Rui Salgado, estava no terceiro posto da classificação com Ricardo Pereira na liderança e Francisco Freitas no segundo posto, não era suficiente para o título de Ribeiro. Até quando a bandeira verde se agitou, o carro de Francisco Freitas / Luís Pedro Liberal/ Steve Soper começou a falhar e o trio do #516 foi obrigado a encostar quando estavam prestes a tentar tomar de assalto a liderança, um momento de partir o coração para a Curator Garage por um lado e um momento de euforia para a equipa de Rui Ribeiro! Um título decidido nas últimas voltas da última corrida do ano que por passagem é a maior do ano!

No terceiro posto terminou Bruno Lima, que no seu ano de estreia mostrou um grande crescimento e uma tremenda adaptação ao Ford Escort RS2000, um dos fortes candidatos às vitórias em 2024. Luís Pedro Liberal / Francisco Freitas / Steve Soper foram quartos classificados, um resultado que não traduz o excelente andamento da equipa ao longo do fim de semana. O trio ficou na frente de Manuel Almeida / António Pires Cleto, de Félix Ribeiro e Henrique Correia no Porsche 924 e de Nuno Breda e João Moreira no Ford Escort RS 2000. Nuno Afoito e João Mira Gomes não se classificaram devido a problemas mecânicos no potente Ford Escort RS2000.

Na H81-Max, André Castro Pinheiro e Ernesto Vieira triunfaram na celebração do título dos irmãos Fresco. A dupla do Jaguar XJS V12 foi dominadora da categoria durante todo o fim de semana, conquistando em todas as sessões os tempos mais rápidos, no entanto o carro britânico a meio da corrida começou a sofrer com problemas de travões tornando a tarefa da dupla mais complicada. Contudo a dupla Pinheiro / Vieira levou o sonoro Jaguar até à bandeira de xadrez, vencendo a maior corrida do ano. No segundo posto o Ford Capri MKIII de António e José Fresco, que celebraram hoje o seu Tri-campeonato! Os irmãos oriundos de Mira, conquistariam os pontos necessários para a conquista do título se terminassem, e assim o fizeram na frente de Miguel Sardo e Diogo Cavaco no Porsche 924, terceiros da categoria.

Entre os H81-1600, a vitória sorriu a Rafael Cerveira Pinto e António Liberal. A dupla apoiada pela RP Motorsport triunfou na frente de Marcos Ruão e Nuno Pardalejo em VW Sirocco. Não sendo caras estranhas nas vitórias da categoria, Cerveira Pinto e Liberal repetiram o triunfo do ano anterior na mesma prova e ainda batendo o seu melhor tempo de 2022 por 4 décimas.

No terceiro posto da categoria, Manuel Cabral Menezes e Manuel de Mello Breyner, em VW Golf GTI MKI que conseguiram, depois de uma prova atribulada completar o pódio e assim celebrar a conquista do título de vencedores da categoria. Para Manuel de Mello Breyner esta conquista foi especial, pois, o experiente piloto venceu num carro semelhante, o campeonato Nacional de Gr N, há 40 anos antes . Carlos Graça foi quarto na dianteira de Carlos Matos e Nuno Matos todos em VW Golf MKI.

Nos H71-1300, os franceses Stéphane Codet e Franck Julien saíram encantados com a grande resistência do Group 1, desejando repetir para o ano que vem. Nos H71-1600, François Guerin e Diogo Santos no BMW 1600 Ti foram os grandes vencedores da categoria na frente do Alfa Romeo Giulia 1600 de João Miguel Ribeiro e Miguel Ribeiro que completaram a categoria. Nos H81-1300 a feroz luta entre o Toyota Starlet de Rui Moura e o Renault 5 de José Familiar e Pedro Diogo foi encurtada para a pena dos muitos adeptos presentes. Primeiro o Renault 5 foi obrigado a abandonar devido a um desaire mecânico e de seguida o Toyota Starlet não evitou um encontro imediato com as barreiras de proteção do Circuito Estoril. No final Rui Moura celebrou o título da categoria, mas com um sabor agridoce pois o piloto gostaria de ter conseguido ver a bandeira de xadrez.

Nos 1052, a vitória sorriu a Tillos Jacques e Lariau Frédéric num Peugeot 104 ZS, a dupla francesa da Trisport na frente de João Neves e Cândido Monteiro no Seat Panda 4S da mesma equipa. Já Carlos Maciel e Carlos Aniceto no Morris Mini foram terceiros superando o Autobianchi A112 Abarth de Abel Marques e Sérgio Monteiro que concluíram a categoria dos “pequeninos”.

Nos Production Cup, animação não faltou! Rubén Ferreira e Pedro Gordo fecharam o ano com chave de ouro. A dupla venceu a corrida de duas horas e com isso celebrou o seu primeiro título da categoria. Mas se pareceu fácil engana-se, Rubén Ferreira protagonizou excelentes lutas com César Machado que deixou todos com os nervos à flor da pele de tão perto que os dois rodavam sem nunca se tocarem. Chapeau!

Em segundo lugar da categoria a dupla de Fernando Ventura e Paulo Cunha que superam uma das duplas favoritas Alberto Xavier e César Machado pelo lugar intermédio do pódio.

Francisco Marrão e a sua “Vaca Louca” foram quartos classificados na frente de João Posser, Luís Santa Bárbara / Manuel Matos, de Jorge Rodrigues/ Jorge Lobo e as duplas Miguel Matias /Marco Pinto, Guilherme Costa / Gonçalo Matias e Vasco e Vitor Sampaio. Já Ricardo Marcelino não conseguiu terminar a prova.

Texto: Touring Racing

Foto: @kezman.photography

Circuito Estoril