COMUNICADO

Como é público, foi proferida em 8 de setembro de 2023 uma decisão judicial que visou regular os níveis de ruído decorrentes do funcionamento do Circuito do Estoril. Esta decisão tem sido integralmente cumprida pela CE – Circuito Estoril, S.A. (“CE”). A CE, comprometida com um espírito de melhoria contínua das condições de operação do Circuito do Estoril e dos efeitos na sua envolvente, informa ter deliberado excluir no início de agosto de 2025 os track days de motos da listagem de eventos admitidos no circuito, numa medida que excede as limitações que haviam sido impostas pela decisão judicial acima referida. Pela sua natureza, esta deliberação não se aplica a eventos desportivos (provas ou competições desportivas), incluindo os treinos destas provas, bem como os treinos em pista de pilotos profissionais desfasados de quaisquer eventos desportivos.

A Circuito de Estoril sempre cumpriu, e continuará a cumprir, as regras legais relativas ao ruído bem como o determinado na sentença proferida pelo Tribunal de Cascais conforme é possível confirmar nos relatórios de monitorização no site da sociedade (Link).

A CE anuncia ainda que, após a decisão de 24 de abril de 2025 de encerramento da Bancada A, não se antecipa uma data expetável para a reabertura da referida infraestrutura.

Por último, a CE informa sobre a política comercial em vigor: (Link)

A tão esperada temporada de 2025 começa com um clássico neste fim-de-semana, com as categorias JuniorGP™, Moto2™, ETC e Stock de regresso ao Estoril.

Finalmente chegou a hora de dizer que o Campeonato Mundial FIM JuniorGP™ está de regresso neste fim-de-semana, e o início da temporada é uma verdadeira odisseia: o Circuito do Estoril. Seis corridas programadas para Portugal, com as temporadas JuniorGP™, Moto2™, ETC e Stock a ganhar vida, com muitos pilotos à procura da glória do título este ano.

Com os três primeiros colocados do Campeonato do ano passado a subir para a Moto3™ este ano, Jesus Rios (Finetwork XTI MIR Racing Team) – vencedor em Estoril em 2024 – é o piloto mais bem colocado da temporada passada e naturalmente, começará a temporada como o piloto a ser batido. Brian Uriarte (UAX SeventyTwo Artbox) é outro nome top 10 da temporada passada que inicia 2025  como um piloto a ser observado depois de o espanhol se te tornado vencedor em 2024. Casey James O’Gorman (Estrella Galicia 0,0) chega a 2025 em busca de sua primeira vitória na classe depois de seus dois P3s no ano passado, mas há muitos outros nomes na “luta” pela  “frente” –  um deles é Joel Esteban (Aspar Junior Team) após as suas impressionantes saídas de cena no GP recentemente.

Na Moto2™ ECh, o atual campeão regressa para defender o título em 2025 – Roberto Garcia (Cardoso Racing). De facto, quatro dos cinco primeiros estão de volta: Alberto Surra (Andifer American Racing) e Alberto Ferrandez (Finetwork XTI Boscoscuro Team) entram na temporada com claras intenções de lutar pelo título, e o mesmo pode ser dito de Unai Orradre (Team Ciatti – Boscoscuro). Daniel Muñoz (Swiss Superbike Academy Forward Junior Team) também está procura essa oportunidade após ter assinado três vitórias no ano passado. E se tivermos em mente nomes como Harrison Voight (Cardoso Racing), o piloto da MotoE Oscar Gutierrez (GV Racing Moto2) e alguns “rookies” como Xabi Zurutuza (Andifer American Racing), Alessandro Morosi (Eagle-1) e Facundo Llambias (Estrella Galicia 0,0), então está garantida a emoção no pelotão.

O ETC também conta com um campeão de volta, já que Carlos Cano (UAX SeventyTwo Artbox), vencedor de seis corridas em 2024, irá certamente “dar tudo” na defesa do título no Estoril. Gabriel Tesini permanece na AC Racing Team após terminar em 10º na classificação geral no ano passado, o que pode representar um desafio para Cano nesta temporada. Mas, como sempre acontece no ETC, haverá muitos e bons pilotos na contenda pela liderança.O  Estoril dará respostas sobre quem se deve “ter em conta” em 2025.

Após terminar em segundo no campeonato do ano passado, Lorenzo Dalla Porta (Pitformance VRS) espera melhorar ainda mais em 2025 e, como piloto mais bem colocado para esta temporada, o campeão mundial de Moto3™ de 2019 será a referência para o grelha no Estoril. Ainda não se sabe quem conseguirá desafiar o italiano, mas esperam-se lutas acesas entre vários pretendentes.

 

Source, Photo & Logos: FIM JUNIOR GP

Circuito Estoril