A tão esperada temporada de 2025 começa com um clássico neste fim-de-semana, com as categorias JuniorGP™, Moto2™, ETC e Stock de regresso ao Estoril.

Finalmente chegou a hora de dizer que o Campeonato Mundial FIM JuniorGP™ está de regresso neste fim-de-semana, e o início da temporada é uma verdadeira odisseia: o Circuito do Estoril. Seis corridas programadas para Portugal, com as temporadas JuniorGP™, Moto2™, ETC e Stock a ganhar vida, com muitos pilotos à procura da glória do título este ano.

Com os três primeiros colocados do Campeonato do ano passado a subir para a Moto3™ este ano, Jesus Rios (Finetwork XTI MIR Racing Team) – vencedor em Estoril em 2024 – é o piloto mais bem colocado da temporada passada e naturalmente, começará a temporada como o piloto a ser batido. Brian Uriarte (UAX SeventyTwo Artbox) é outro nome top 10 da temporada passada que inicia 2025  como um piloto a ser observado depois de o espanhol se te tornado vencedor em 2024. Casey James O’Gorman (Estrella Galicia 0,0) chega a 2025 em busca de sua primeira vitória na classe depois de seus dois P3s no ano passado, mas há muitos outros nomes na “luta” pela  “frente” –  um deles é Joel Esteban (Aspar Junior Team) após as suas impressionantes saídas de cena no GP recentemente.

Na Moto2™ ECh, o atual campeão regressa para defender o título em 2025 – Roberto Garcia (Cardoso Racing). De facto, quatro dos cinco primeiros estão de volta: Alberto Surra (Andifer American Racing) e Alberto Ferrandez (Finetwork XTI Boscoscuro Team) entram na temporada com claras intenções de lutar pelo título, e o mesmo pode ser dito de Unai Orradre (Team Ciatti – Boscoscuro). Daniel Muñoz (Swiss Superbike Academy Forward Junior Team) também está procura essa oportunidade após ter assinado três vitórias no ano passado. E se tivermos em mente nomes como Harrison Voight (Cardoso Racing), o piloto da MotoE Oscar Gutierrez (GV Racing Moto2) e alguns “rookies” como Xabi Zurutuza (Andifer American Racing), Alessandro Morosi (Eagle-1) e Facundo Llambias (Estrella Galicia 0,0), então está garantida a emoção no pelotão.

A returning Champion is also what we have in the ETC as Carlos Cano (UAX SeventyTwo Artbox), winner of six races in 2024, aims to get his title defence off to a flyer in Estoril. Gabriel Tesini stays with AC Racing Team after his P10 overall finish last year, so he could provide a challenge to Cano this season, but as is always the case with ETC, there will be a lot of riders fighting at the front. Estoril will provide us with plenty of answers as to who to watch out for in 2025.

O ETC também conta com um campeão de volta, já que Carlos Cano (UAX SeventyTwo Artbox), vencedor de seis corridas em 2024, irá certamente “dar tudo” na defesa do título no Estoril. Gabriel Tesini permanece na AC Racing Team após terminar em 10º na classificação geral no ano passado, o que pode representar um desafio para Cano nesta temporada. Mas, como sempre acontece no ETC, haverá muitos e bons pilotos na contenda pela liderança.O  Estoril dará respostas sobre quem se deve “ter em conta” em 2025.

After finishing second in last year’s championship, Lorenzo Dalla Porta (Pitformance VRS) will be hoping to go one better in 2025 and as the highest placed rider coming back for this season, the 2019 Moto3™ World Champion will be the benchmark for the field in Estoril. Who can challenge the Italian remains to be seen, but expect there to be a number of riders doing just that.

Após terminar em segundo no campeonato do ano passado, Lorenzo Dalla Porta (Pitformance VRS) espera melhorar ainda mais em 2025 e, como piloto mais bem colocado para esta temporada, o campeão mundial de Moto3™ de 2019 será a referência para o grelha no Estoril. Ainda não se sabe quem conseguirá desafiar o italiano, mas esperam-se lutas acesas entre vários pretendentes.

 

Source, Photo & Logos: FIM JUNIOR GP

Circuito Estoril