Condições climatéricas complicadas com muito nevoeiro e chuva no Circuito Estoril a servirem de cenário para o encerramento da temporada 2025 do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV). Com alguns dos títulos já decididos na ronda anterior, este último fim-de-semana de outubro, será o de todas as decisões.
MOTO 5
Tomás Santos agarra título de campeão nacional 2025
Primeira corrida da tarde com o pelotão exclusivamente composto por MOTO5 e com a antevisão de um duelo muito particular entre Tomás Santos e Tomás Canarias, separados por 31 pontos, com Santos a poder sagrar-se Campeão no fim das 10 voltas programadas ao Estoril para a tarde de sábado. Consolidados os resultados das duas sessões de cronometrados, marcados por algumas quedas, a Pole ficava nas mãos de João Cancelinha que contava com Canarias e Santos alinhados a seu lado na 1ª fila da grelha.
Destaque também para as senhoras presentes no pelotão das MOTO5, Ana Margarida Martins (Pequeno Motos Racing Team) Carolina Azevedo e Lara Pinto (Fábio Racing Team) e a assinarem respetivamente os 5º, 7º e 8º lugares na grelha de partida.
Partida limpa com Cancelinha a aproveitar a sua Pole para assumir a liderança enquanto Santos e Canarias mediam forças pela 2ª posição. No encalço destes Diego Ribeiro. De olhos no título, Tomás Santos agarrava a primeira posição ainda antes do fim da primeira volta, relegando Cancelinha à 2ª posição com Canarias em 3º e a perder tempo para ambos. Meia distância cumprida com Santos a gerir o seu andamento e a corrida, mas sempre apertado por Cancelinha que até este momento não permitiu mais do que 0,5s de vantagem ao líder. Já Tomás Canarias, num ritmo mais lento, acumulava já 8 segundos de atraso e parecia conformado com o terceiro posto e a entrega do campeonato Tomás Santos.
Na bandeira de xadrez Tomás Santos era primeiro e celebrava o título nacional 2025 de MOTO5. Cancelinha seria 2º e Canarias ficava pelo degrau mais baixo do pódio. Entre as senhoras, Lara Pinto não alinharia na grelha, Ana Martins desistia após queda na curva dois na 2ª volta e Carolina Azevedo seria 5ª à geral.
SSP300 / PREMOTO3
Alexandre Cabá volta às vitórias nas PREMOTO3
Rodrigo Asensio assina vitória nas SSP300
Nas Supersport 300 o Campeão já é conhecido, Vasco Camoesas, mantendo-se em aberto a luta pelo vice-campeonato entre Rodrigo Asensio e Martim Garcia, separados por 24 pontos. Nas Pré-Moto3 o Campeão de 2025 é Afonso Almeida, que foi por estes dias selecionado para a Red Bull Rookies Cup, enquanto Alexandre Cabá e Celestin Masy partilham o 2º posto da tabela.
Pelotão compacto com SSP300 e PREMOTO3 na grelha. Primeira linha preenchida com três pilotos PREMOTO4, Gonçalo Santos (Pole), Frederico Guimarães e Tomás Carneiro. Os dois principais candidatos ao “vice”, Alexandra Cabá e Célestin Masy, eram 4ª e 5º na grelha. No 6º posto a primeira SSP300, a de Rodrigo Asensio, o mais forte entre os 9 pilotos da classe. Lourenço Vicente e novo campeão nacional Vasco Camoesas fechavam top3 da classe ocupando os 7º e 8º lugares da grelha. Luz verde… e Gonçalo Santos (PREMOTO3) a ser o mais forte na travagem para a curva 1, levando consigo Tomás Carneiro (PREMOTO3). Asensio (SSP300) surpreendia a concorrência e assumia o 3º posto à geral (1º nas SSP300). Cabá “navegava à vista” no 4º posto e o seu rival pelo “vice” Célestin Masy (PREMOTO3) falhava o arranque e descia ao último posto à geral para mais tarde, volvida apenas a primeira volta regressar à boxe. O até aqui líder, Gonçalo Santos, desistia após queda na curva 3 da 2ª volta, entregando a cabeça do pelotão a Tomás Carneiro (PREMOTO3), Cabá (PREMOTO3) subia a 2º e superava Frederico Guimarães (PREMOTO3). Asensio (SSP300) era agora 4º com Lourenço Vicente e Bernardo Oliveira (ambos SSP300) no seu encalço. Vasco Camoesas rodava tranquilamente na 9º posição.
Rafaela Peixoto, que vinha motivado pela subida ao pódio na ronda anterior, abandonava depois de sofrer um “highside” na curva 1 na 7ª volta e Tomás Carneiro, na mesma volta sofria caía na curva 4, situação que daria origem a “bandeira vermelha”. Neste momento da corrida Alexandre Cabá (PREMOTO3) liderava seguido de Frederico Guimarães (PREMOTO3), Rodrigo Asensio (SSP300) Lourenço Vicente (SSP300) e Bernardo Oliveira (SSP300). O campeão nacional 2025, Vasco Camoesas era 7º. Não estando cumprida 75% da distância, os pilotos regressaram à grelha para reiniciar a corrida e cumprir 5 voltas desta feita com Cabá instalada na dianteira da grelha.
Nova luz verde. Rodrigo Asensio (SSP300) com um arranque perfeito assume a dianteira, seguido de Gonçalo Santos e Alexandra Cabá (ambos PREMOTO3). Camoesas subia a 4º. A duas voltas da chegada, Cabá recuperava a liderança com Gonçalo Santos no seu encalço com Asensio a descer a 3º.
Bandeira de xadrez para consagrar Alexandre Cabá (PREMOTO3) como vencedor, dando esta vitória uma clara vantagem ao jovem piloto da Honda Talent uma boa vantagem sobre Célestin Masy que com a desistência prematura nesta corrida abre a porta do “vice” a Cabá. No intermédio do pódio Gonçalo Santos (PREMOTO3) e a fechar à geral, Rodrigo Asensio. Por classes, nas SSP300 o Top três seria para Rodrigo Asensio (3º à geral), Lourenço Vicente (4º à geral) e Vasco Camoesas (6º à geral). Já nas PREMOTO3 a classificação seria Alexandra Cabá (1º à geral), Gonçalo Santos (2º à geral) e Frederico Guimarães (5º à geral).
TROFÉU NAKED BIKES
Duarte Amaral sem rivais vence á geral e nas NB1
Frédèric Bottoglieri, mais uma vitória para o Campeão 2025 das NB2
No Troféu Naked Bikes 1, Luís Franco tem a vantagem pontual a seu favor, mas terá de estar atento a Ricardo Almeida (com menos 23 pontos), Luís Ferreira (a 28 pontos) e ao regressado Duarte Amaral (a 30 pontos), pois todos estes podem ainda ser campeões. Na classe Naked Bikes 2, Frédèric Bottoglieri já é Campeão. No Campeonato de Naked Bikes está ainda em jogo o troféu do vencedor à geral, que Bottoglieri lidera com magra vantagem na classe NB2 sobre os restantes quatro candidatos, todos eles em motos da classe NB1.
13 pilotos alinhados na grelha de partida do CNV IV para o Troféu Naked Bikes. Pole para Luís Ferreira (NB1), acompanhado na primeira fila pelos rivais de classe, Ricardo Almeida e Luís Franco. O primeiro entre as NB2 foi Frédèric Bottoglieri, consagrado como novo campeão nacional 2025 nas NB2 na ronda anterior do troféu. Na mesma classe, Anselmo Vilardebó era 6º na grelha e Augusto Machado era 7º.
Partida limpa para a penúltima corrida da época 2025 do Troféu Naked Bikes com Luís Ferreira a impor a sua lei na travagem para a curva 1. Nos seus “espelhos” Ricardo Almeida (NB1) e Bottoglieri (NB2) que com um bom arranque se chegava à 3º posição, para rapidamente se desembaraçar de Almeida (NB1) e assumir o 2º posto. Por seu lado, Luís Franco (NB1) saído da 3º posição da grelha descia ao 5º posto. A notória diferença de potência entre a Super Duke de Ferreira (NB1) e a Triumph de Bottoglieri (NB2) ditavam uns “longos” 19 segundos de vantagem para Ferreira com 3 voltas cumpridas. Por seu lado, Duarte Amaral (NB1) com uma corrida de “trás para a frente”, subia paulatinamente na classificação, e a 5 voltas iniciava uma contenda com Bottoglieri (NB2) na luta pelo 2º posto à geral.
Sem surpresas e de forma dominadora, como demonstram os mais de 34s de vantagem, Luís Ferreira (NB1), vencia à geral e na sua categoria agarrando mais um pódio para o seu palmarés. Incerteza só mesmo pelo 2º posto à geral praticamente até ao fim, com vantagem para Duarte Amaral (NB1) na contenda com Frédèric Bottoglieri, que vencia nas NB2. Mais atrás Luís Franco, 4º á geral, fechava o TOP3 das NB1 e Augusto Machado (7º) e Anselmo Vilardebó (8º) entravam no TOP3 das NB2.
SBK / COPA DUNLOP MOTOVAL / STK600
Sheridan Morais soma mais uma vitória nas SBK
Vitor Silva vence nas STK600 e Martim Jesus é o novo campeão nacional 2025 nas STK600
Wagner Pederneira conquista vitória nas CDM1 e Vasco Silva nas CDM2
Corrida conjunta das SBK, STK600 e Copa Dunlop Motoval. Entre as SBK, Sheridan Morais regressa ao Estoril já Campeão e apenas para cumprir calendário. Nas Superstock 600, Martim Jesus lidera desde o início da temporada, mas conta “apenas” com 22 pontos de avanço sobre Vítor Silva, pelo que se esperava um bom duelo entre ambos. Na Copa Dunlop Motoval, Wagner Pederneira tem dominado a classe CDM1, com mais 34 pontos que Tiago Pires, e podia celebrar já hoje o título. Já na classe CDM2, Ricardo Rodrigues tinha de estar atento a Vasco Silva, mas também a Dany Soares, vencedor das duas últimas corridas, que também podia fechar a época com o nº1 neste primeiro dia de corridas. Ricardo Lopes e o novo campeão 2025, Sheridan Morais, únicos pilotos presentes nas SBK, alinharam na fila dianteira da grelha com a Pole para o piloto da Honda CBR 1000, Ricardo Lopes que assim tentava desafiar a hegemonia de Morais na presente temporada. A seu lado vasco Silva o primeiro entre as STK600. Wagner Pederneira o mais forte entre as CMD1 era 4º na grelha. Ricardo Rodrigues impunha-se na CDM2 e era 6º na grelha.
Arranque canhão do campeão nacional, Sheridan Morais (SBK) para a última corrida do dia a relegar Lopes (SBK) para a 2º posição na travagem para a curva 1. Vasco Silva (CDM2) assumia a 3º posição com Martim Jesus (STK600) na sua roda. Wagner Pederneira afundava na classificação para o último posto com uma paragem na boxe. De forma imperial, Morais acumulava segundos de vantagem e gorava as intenções de Lopes, há 2º volta, o campeão nacional já levava 7s de vantagem. Martim Jesus que rodou várias voltas no 3º posto terminaria em 9º e faria a festa ao se consagrar Campeão Nacional 20225 nas STK600. Entretanto Wagner Pederneira, regressado das boxes subia na classificação e apesar das duas voltas de atraso era já 7º à geral.
Sem oposição e de forma tranquila, Morais seria o vencedor à geral e nas SBK com mais de 30s de vantagem sobre Ricardo Lopes que também ele seria o natural 2º classificado à geral e nas SBK. Vasco Silva seria 3º à geral e o melhor entre as CDM2, logo seguido de Ricardo Rocha e Ricardo Rodrigues que com o 4º e 5º lugares à geral fechavam o pódio da classe. Pederneira lograria mesmo chegar à 6º posição sendo o mais forte entre as CDM1, com Tiago Pires (CDM1) logo atrás de si. Vitor Silva (STK600), seria 8º à geral.
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Foto Martim Jesus: André Kezman Ferreira
Circuito Estoril