Após extraordinária experiência em Le Mans, como corrida de apoio à edição Centenária das icónicas 24 Horas, o Ferrari Challenge Trofeo Pirelli Europe está de volta à pista neste fim-de-semana para a quinta jornada. O Circuito Estoril vai receber o 488 Challenge Evo e os pilotos estão prontos para iniciar a fase mais disputada e decisiva da época.
Trofeo Pirelli
Dada a ausência anunciada do húngaro Bence Valint (Rossocorsa – Ferrari Budapest), terceiro da geral, caberá a Thomas Fleming (HR Owen – FF Corse) e Max Mugelli (CDP – Eureka Competition) tentar travar a rápida caminhada de Eliseo Donno (Radicci Automobili) rumo ao título de 2023. O homem de Salento lidera a tabela com 100 pontos após quatro vitórias e dois segundos lugares, mais as voltas rápidas e pole positions que fizeram dele o líder indiscutível da categoria principal. Atrás dele, Fleming está com 33 pontos de atraso em segundo, enquanto Mugelli é quarto, a 40 pontos da frente.
Trofeo Pirelli Am
No Trofeo Pirelli Am, apesar de ter deixado o traçado de La Sarthe de mãos a abanar,
Franz Engstler (Charles Pozzi GT Racing) continua firme na frente, com mais 26 pontos que Hanno Laskowski (Emil Frey Sportivo). Os outros candidatos da categoria estão mais atrasados, mas ainda assim determinados em ter sucesso e somar importantes pontos, a começar por David Gostner (CDP – MP Racing), segundo em Le Mans, e Nicolò Rosi (Kessel Racing), que falhou França no mês passado.
Coppa Shell
Depois da prestigiada vitória na última jornada, Manuela Gostner (CDP – MP Racing) vai tentar manter a luta pelo título viva. Axel Sartingen (Lueg Sportivo – Herter Racing) é o claro favorito com um total de 97 pontos, mais 33 que a italiana depois de três vitórias, dois segundos lugares e um terceiro. Enquanto isso, assiste-se a renhida luta pelas restantes posições da classificação, com o veterano Fons Scheltema (Kessel Racing) em terceiro. Ele vai ter de se defender dos ataques de Alexander Nussbaumer (Gohm – Scuderia GT), em quinto e a 10 pontos de distância, ele que está pronto para tirar partido da ausência de Willem van der Vorm (Scuderia Monte-Carlo). A jornada do Estoril do Ferrari Challenge vai assistir ao regresso de Thomas Löfflad (Gohm – Baron Motorsport), ele que conta com cinco épocas na competição monomarca do Cavalinho Rampante e o título da classe de 2016.
Martinus Richter (MERTEL Motorsport), actual segundo da classificação atrás do líder Kirk Baerwaldt (Kessel Racing), não vai alinhar na Coppa Shell Am no Estoril. Depois das vitórias em Misano, Spielberg e Le Mans, Baerwaldt vai tentar aumentar a vantagem e aproveitar a ausência do seu rival mais próximo. Contudo, o piloto de Singapura vai ter forte oposição, em particular de Motohiko Isozaki (Cornes Motors Shiba), que vem de duas corridas azaradas, Henrik Kamstrup (Formula Racing), que assinou excelente segundo lugar em França, Tommy Lindroth (Baron Motorsport), que tem vindo a melhorar a prestação, e Stefano Marazzi (Rossocorsa), quarto em Le Mans.
Programa
Como parte dos Ferrari Racing Days, após as sessões de treinos livres, a Ferrari Challenge Europe vê disputar-se as primeiras sessões de Qualificação no sábado, com a Coppa Shell Am em pista às 09h00 e a Coppa Shell às 09h30. A luz verde para a Corrida 1 acende-se às 14h20. O Trofeo Pirelli tem a Qualificação às 11h40, com a primeira corrida pelas 17h25. No domingo a Qualificação da 16ª Coppa Shell está marcada para as 09h00 e a da Coppa Sell Am para as 09h30., com a Corrida 2 de novo pelas 14h20. Após a Qualificação às 11h40, o Trofeo Pirelli tem início pelas 15h30. Tudo em horário local.
As Qualificações e Corridas são transmitidas em directo, e gratuitamente, com comentários em inglês em live.ferrari.com e no cana da Ferrari no YouTube.