WTM by Rinaldi Racing Ferrari 296 GT3 conquista as Hankook 12H ESTORIL

· Ferrari 296 GT3 conquista mais um duplo pódio no Estoril com WTM by Rinaldi Racing e Kessel Racing.
· O vencedor do Troféu Europeu GT de 2022, Scherer Sport PHX, chega ao pódio final após luta intensa.
· Willi Motorsport by Ebimotors supera Red Camel-Jordans.nl com vitória nos 992; A RPM Racing recupera da difícil corrida de qualificação de 6H para vencer nos 992-AM.
· Problemas para a RD Signs e Vortex V8 na luta pela vitória nos GTX.
· Atlas BX Motorsport vence nos GT4; Buggyra ZM Racing abandonam com a meta à vista.

ESTORIL (8 de julho de 2023) – A WTM by Rinaldi Racing garantiu a sua segunda vitória consecutiva do fim-de-semana com a CREVENTIC, após dominar e vencer na estreia das Hankook 12H ESTORIL.

A Ferrari 296 GT3 da WTM by Rinaldi Racing (#22, Georg Weiss / Leonard Weiss / Jochen Krumbach / Torsten Kratz), partiu da pole position para as 12h do Estoril esta manhã depois de vencer a corrida de qualificação 6H da CREVENTIC na sexta-feira. Foi uma corrida limpa e praticamente isenta de erros. Liderando 393 das 401 voltas cumpridas no traçado do Estoril para assegurou uma vitória impressionante nas Hankook 12H ESTORIL. Jochen Krumbach assinou a volta mais rápida geral – 1m 37.302s – para a equipa alemã.

Além de lograr a quinta vitória da Ferrari em sete eventos oficiais da CREVENTIC em Portugal desde 2017, a WTM by Rinaldi Racing também se torna a primeira equipa GT em 2023 a obter mais do que uma vitória na 24H SERIES.

Foi, em definitivo, um fim de semana perfeito, É um sonho concretizado, pilotar um carro GT3 e conquistar duas vitórias, com a Corrida de Qualificação [6H] ontem e as 12 horas de hoje, foi um fim de semana fantástico”, comentou Torsten Kratz a Peter Snowden, da radiolemans.com. “Viemos aqui para ver o que este carro podia fazer e desde o primeiro dia correu muito bem. Trabalhamos bem como equipa e todos os meus companheiros fizeram um ótimo trabalho. Tínhamos tudo sob controlo e o carro estava perfeitamente preparado, com um bom acerto que [não maltratou] os pneus. Não tenho palavras!

De forma muito apropriada, uma mudança de piloto nos últimos 12 minutos permitiu que o dono da equipe, Georg Weiss, levasse a Ferrari à linha de meta para receber a bandeira axadrezada.

Ontem 1º. Hoje 1º.”, continuou Weiss. “Toda a equipa esteve muito bem e foi muito bom estar aqui. É o nosso sétimo ano com a Ferrari e eles asseguram sempre um ótimo trabalho.”.

O atual vencedor da GT European Trophy, a Scherer Sport PHX (#1, Michael Doppelmayr / Pierre Kaffer / Elia Erhart / Christer Jöns), manteve o WTM “honesto” durante as 12 horas terminando em 2º à geral, com o Audi R8 LMS GT3 EVO II a pouco mais de 90 segundos do vencedor da corrida, depois de recuperar a volta de atraso que tinha na penúltima ronda ao traçado do Estoril. Apesar de intermitentemente lutarem com problemas de aderência, a outra Ferrari 296 GT3 da Kessel Racing (#8, Alessandro Cutrera / Marco Talarico / Marco Frezza / David Fumanelli / L.M.D.V.), vice-campeão das 6H Qualifying Race de ontem, garantiu o seu segundo pódio consecutivo na 24H SERIES, fechando a prova em 3º.

Hankook 12H ESTORIL – Pódio geral GT

· WTM Racing by Rinaldi Racing (#22, Ferrari 296 GT3) – 401 voltas
· Scherer Sport PHX (#1, Audi R8 LMS GT3 EVO II) – + 1m 35.806s
· Kessel Racing (#8, Ferrari 296 GT3) – 399 voltas

Espelhando a Corrida de Qualificação das 6H de ontem no Estoril, os protagonistas do título GT3-AM Teams, a CP Racing (#85, Charles Putman / Charles Espenlaub / Joe Foster / Shane Lewis) e a E2P Racing (#90, Javier Morcillo / Pablo Burguera / Antonio Sainero) terminaram 4º e 5º à geral respetivamente, o que significa que o Mercedes-AMG GT3 da equipa americana agora lidera com uma diferença de 8 pontos sobre o Porsche 991.2 GT3 R da equipe espanhola, situação ideal, ainda mais porque a 24h SERIES ruma, desta feita, ao final da temporada europeia de 2023 com as Hankook 24H BARCELONA a 15-16-17 de setembro.

O Audi R8 LMS GT3 EVO II da HAAS RT (#21, Frédéric Vervisch / Mathieu Detry / Gregory Servais), enfrentou uma corrida dura no Estoril. Correndo em 2º durante a fase inicial, a equipa da Antígua conseguiu ultrapassar a Ferrari da Rinaldi Racing durante os primeiros pit stops. As repercussões de um incidente com a PCR Sport durante a corrida de qualificação das 6H de sexta-feira, foram, no entanto, finalmente sentidas quando um rolamento falhou, levando a uma troca completa do cubo traseiro esquerdo que atirou o Audi para o final do pelotão. Apesar de se verem com várias voltas de atraso, a Haas RT recuperou para o 11º lugar à geral, mas, um novo problema, desta feita na caixa de velocidades viria, finalmente eliminar o Audi do evento à 10º hora de corrida. Duro e ingrato.

Apesar da desilusão, a Haas RT tinha já completado uma distância de corrida suficiente para assegurar a classificação em 6º na sua classe, garantindo pontos que levam a equipa de Antígua ao topo da classificação das equipas GT3, embora sejam apenas dois os pontos à frente da CP Racing. Grégory Servais seria galardoado com o prêmio ‘Spirit of the Race’ da radiolemans.com pela sua decisão de trocar o tempo que iria dedicar à compra de um novo sofá (sim, isso mesmo, um sofá), neste fim de semana, e pela viagem até ao Estoril e integrar a equipa Haas RT. Daí o ‘Désolé pour le divan!!!’, a mensagem que se podia ler na traseira do Audi #21.

O Mercedes-AMG GT3 da MP Racing (#58, Thomas Gostner / Manuela Gostner / Corinna Gostner / David Gostner / Fabrizio Crestani) e o Porsche 911 GT3 Cup da HRT Performance (#967, Roberto Pampanini / Amedeo Pampanini / Stefano Monaco / Nicolas Stürzinger), foram os outros únicos abandonos confirmados das Hankook 12H ESTORIL. O primeiro viu partir-se a correia de transmissão antes de finalmente “encostar”, enquanto o último lutou para superar problemas elétricos.

Uma batalha acirrada pelas honras nos 992 acabou por sorrir à Willi Motorsport by Ebimotors com o Porsche 911 GT3 Cup (#955, Sergiu Nicolae / Sabino de Castro / Papi Cosimo), após uma corrida sem falhas. A equipa romeno-italiana terminou apenas 90 segundos à frente da Red Camel-Jordans.nl também em Porsche 911 GT3 Cup (# 909, Ivo Breukers / Rik Breukers / Luc Breukers / Fabian Danz). Este último viu-se atrasar na classificação durante uma mudança de travões programada, mas a dupla terminou num impressionante 6º e 7º lugares à geral.

O atual campeão europeu entre as 992 Teams, a Red Ant Racing (#903, Ayrton Redant / Yannick Redant / Kobe de Breucker), fecha o pódio dos 992, sendo 8º à geral, logo à frente do #904 (Jimmy de Breucker / Michiel Haverans / Brent Verheyen), depois de uma luta digna de lugar na arquibancada pela bandeira final com o Red Camel. A dupla ficou separada por 1,5s à chegada, “escassos” segundos após 12 horas ininterruptas de corrida.

Com este resultado a Red Ant Racing mantém a sua liderança na classificação do campeonato nos 992 TEAMS e fica a apenas quatro pontos da liderança absoluta na luta pelo título da GT European Trophy, isto, uma vez mais às portas da última ronda europeia da temporada em Barcelona.

A RPM Racing (#907, Tracy Krohn / Niclas Jönsson / Philip Hamprecht), garantiu a segunda vitória da temporada nos 992-Am e simultaneamente fortaleceu a liderança no campeonato da classe. A sólida corrida da equipa alemã foi frustrada apenas por um “susto” com a caixa de velocidades já no final da corrida. Este contratempo, determinou as duas voltas de atraso face à HRT Performance (#930, Kari-Pekka Laaksonen / Antti Buri / Axel Sartingen / Daniele Di Amato), também ela vítima da necessidade de efetuar a troca completa, também da caixa de velocidades no início da corrida.

Hankook 12H ESTORIL – Pódio 99s 

· Willi Motorsport By Ebimotors (#955, Porsche 992 GT3 Cup) – 390 voltas
· Red Camel-Jordans .nl (#909, Porsche 992 GT3 Cup) – + 1m 29.623s
· Red Ant Racing (#903, Porsche 992 GT3 Cup) – +1.577s

A equipa de corrida Siauliai (#720, Audrius Butkevicius / Nicola Michelon / Paulius Paskevicius), RD Signs, sobreviveu a uma falha no suporte do motor e viria a obter a vitória na classe GTX nas Hankook 12H ESTORIL. O Lamborghini Huracán Super Trofeo controlou os dois terços iniciais da prova, chegando a deter nove voltas de vantagem sobre o Vortex V8 (#701, Lionel Amrouche / Philippe Bonnel / Gilles Courtois) antes de perder 35 minutos na box. Ironicamente, o beneficiado Vortex, enfrentaria, mais tarde, os seus próprios problemas, já na hora final de prova, quando o leve carro esportivo francês teve que ser “recuperado” da curva quatro. Ainda assim assinaria o 2º lugar na classe.

A Atlas BX Motorsports (# 403, Steven Cho / Roelof Bruins / Jongkyum Kim / Taekeun Yang / Donggi Noh), conquistou a quarta vitória da temporada e passa para a liderança da classificação do campeonato entre os GT4. Além disso, a equipa sul-coreana está agora empatada com a RD Signs no topo da corrida pelo título da GT European Trophy.

Brutalmente, o até aqui líder do campeonato Buggyra Racing (#416, Aliyyah Koloc / David Vršecký / Adam Lacko), já tendo perdido 20 minutos quando o cubo da roda dianteira esquerda do Mercedes-AMG GT4 falhou, encerrou a sua participação nas Hankook 12H ESTORIL com menos de 10 minutos para o final da contagem das 12 horas de prova devido a um incêndio de combustível.

Por fim, os espanhóis da PCR Sport (#418, Josep Parera / Vicente Dasi / José Nuñez), fariam várias “viagens” ao cascalho do Estoril e posteriormente estariam a braços com uma reparação do diferencial, mas reivindicariam um lugar no pódio dos GT4, conquistado com muito esforço.

A última ronda europeia deste ano da 24H SERIES Powered By Hankook será a Hankook 24H BARCELONA – realizada pela primeira vez em 1998 – no Circuito de Barcelona-Catalunha de 15 e 17 de setembro.