COMUNICADO

Como é público, foi proferida em 8 de setembro de 2023 uma decisão judicial que visou regular os níveis de ruído decorrentes do funcionamento do Circuito do Estoril. Esta decisão tem sido integralmente cumprida pela CE – Circuito Estoril, S.A. (“CE”). A CE, comprometida com um espírito de melhoria contínua das condições de operação do Circuito do Estoril e dos efeitos na sua envolvente, informa ter deliberado excluir no início de agosto de 2025 os track days de motos da listagem de eventos admitidos no circuito, numa medida que excede as limitações que haviam sido impostas pela decisão judicial acima referida. Pela sua natureza, esta deliberação não se aplica a eventos desportivos (provas ou competições desportivas), incluindo os treinos destas provas, bem como os treinos em pista de pilotos profissionais desfasados de quaisquer eventos desportivos.

A Circuito de Estoril sempre cumpriu, e continuará a cumprir, as regras legais relativas ao ruído bem como o determinado na sentença proferida pelo Tribunal de Cascais conforme é possível confirmar nos relatórios de monitorização no site da sociedade (Link).

A CE anuncia ainda que, após a decisão de 24 de abril de 2025 de encerramento da Bancada A, não se antecipa uma data expetável para a reabertura da referida infraestrutura.

Por último, a CE informa sobre a política comercial em vigor: (Link)

O Circuito do Estoril IV marca este fim de semana o encerramento do Campeonato Nacional de Velocidade 2025, com vários títulos ainda por decidir.

No próximo fim de semana de 25 e 26 de outubro, com treinos privados agendados já para esta sexta-feira, chega ao fim a edição 2025 do Campeonato Nacional de Velocidade, com a quarta visita da época do Circuito do Estoril.

Com alguns títulos decididos desde a ronda anterior, faltam ainda atribuir os cetros de várias classes, num fim de semana em que a meteorologia instável também poderá ser decisiva em algumas destas lutas.
Na classe rainha, SBK, Sheridan Morais (Ducati) já é Campeão, com Ricardo Lopes (Honda) a caminho de assegurar o ‘vice’, uma vez que o seu companheiro de equipa na RL58 Racing School, Daniel Coelho, se encontra lesionado e não estará presente.

Já nas Superstock 600, Martim Jesus (Honda) é líder desde o início, mas conta com 22 pontos de avanço sobre Vítor Silva (Yamaha), pelo que nada está decidido.
Entre as Supersport 300 o Campeão já é conhecido, Vasco Camoesas (Kawasaki), mantendo-se ainda em aberto a luta pelo vice-campeonato entre Rodrigo Asensio e Martim Garcia, separados por 24 pontos. Também nas Pré-Motos já temos Campeão, Afonso Almeida (Honda), motivado pela sua recente seleção para a Red Bull Rookies Cup, enquanto Alexandre Cabá e Celestin Masy se encontram empatados no 2º posto da tabela. Em Moto5, Tomás Santos conta com 31 pontos de avanço sobre Tomás Canarias, pelo que pode sagrar-se Campeão logo na corrida de sábado se ganhar pelo menos 6 pontos ao seu rival.

No Nacional de Naked Bikes 1, Luís Franco tem a vantagem pontual a seu favor, mas terá de estar atento a Ricardo Almeida (com menos 23 pontos), Luís Ferreira (a 28 pontos) e ao regressado Duarte Amaral (a 30 pontos), pois todos estes podem ainda ser campeões – e, se não conseguirem, vão discutir entre si o vice-campeonato, pois somente 7 pontos os separam. Na classe Naked Bikes 2, Frédèric Bottoglieri já é Campeão e Marcos Leal deveria assegurar o vice-campeonato sem problemas.
No Campeonato de Naked Bikes está ainda em jogo o troféu do vencedor à geral, que Bottoglieri lidera por pouco com a sua Triumph da classe NB2 sobre os restantes quatro candidatos, todos eles em motos da classe NB1.
Finalmente, na Copa Dunlop Motoval, Wagner Pederneira tem dominado a classe CDM1, com mais 34 pontos que Tiago Pires, e poderá celebrar já no sábado. Já classe CDM2, Ricardo Rodrigues tem de estar atento a Vasco Silva mas também a Dany Soares, vencedor das duas últimas corridas, eles que dispõe, respetivamente, de 28 e 41 pontos de atraso face ao líder, que também pode fechar a época com o nº1 no primeiro dia de corridas.

A entrada é gratuita para a bancada B e os bilhetes de paddock (10€ para os dois dias) podem ser adquiridos na bilheteira do MCE.

As corridas de domingo serão transmitidas em streaming no canal de YouTube FMPMotoTV – https://www.youtube.com/FMPMOTOTV

Horário das corridas

Sábado, 25 de outubro
14h15 – Moto4 + Moto5
15h00 – Supersport 300 + PréMoto3
15h45 – Naked Bikes
16h30 – SBK + STK600 + Copa Dunlop Motoval

Domingo, 26 de outubro
10h45 – Moto4 + Moto5
11h35 – Supersport 300 + PréMoto3
13h15 – Naked Bikes
14h00 – SBK + STK600 + Copa Dunlop Motoval

Fonte: FMP

Circuito Estoril