COMUNICADO

Como é público, foi proferida em 8 de setembro de 2023 uma decisão judicial que visou regular os níveis de ruído decorrentes do funcionamento do Circuito do Estoril. Esta decisão tem sido integralmente cumprida pela CE – Circuito Estoril, S.A. (“CE”). A CE, comprometida com um espírito de melhoria contínua das condições de operação do Circuito do Estoril e dos efeitos na sua envolvente, informa ter deliberado excluir no início de agosto de 2025 os track days de motos da listagem de eventos admitidos no circuito, numa medida que excede as limitações que haviam sido impostas pela decisão judicial acima referida. Pela sua natureza, esta deliberação não se aplica a eventos desportivos (provas ou competições desportivas), incluindo os treinos destas provas, bem como os treinos em pista de pilotos profissionais desfasados de quaisquer eventos desportivos.

A Circuito de Estoril sempre cumpriu, e continuará a cumprir, as regras legais relativas ao ruído bem como o determinado na sentença proferida pelo Tribunal de Cascais conforme é possível confirmar nos relatórios de monitorização no site da sociedade (Link).

A CE anuncia ainda que, após a decisão de 24 de abril de 2025 de encerramento da Bancada A, não se antecipa uma data expetável para a reabertura da referida infraestrutura.

Por último, a CE informa sobre a política comercial em vigor: (Link)

WorldSBK – Circuito Estoril

Foto: WHISPER

Razgatlioglu reforça a liderança com vitória na Corrida 1

Com cinco corridas restantes, Toprak Razgatlioglu (equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) teve um dia quase perfeito no Circuito Estoril. Um recorde de volta na sessão da Tissot Superpole foi seguido pela 20ª vitória da temporada.

Destaques da Corrida 1

Um incidente com cinco pilotos na Curva 1 resultou na bandeira vermelha da corrida. Axel Bassani (equipe Kawasaki Racing), Michael van der Mark (equipe ROKiT BMW Motorrad WorldSBK), Tarran Mackenzie (MGM BONOVO Racing), Tetsuta Nagashima (Honda HRC) e Bahattin Sofuoglu (equipe Yamaha Motoxracing WorldSBK) estavam todos envolvidos. Quando a corrida foi reiniciada, a duração foi reduzida para 20 voltas e os pilotos da Aruba.it Racing – Ducati fizeram a largada mais rápida. Álvaro Bautista liderou nas duas primeiras voltas, sua primeira vez na frente desde a primeira etapa do ano, enquanto Nicolo Bulega foi ultrapassado por Razgatlioglu na terceira volta. O piloto turco assumiu a liderança na mesma volta e liderou o grid a partir daí. O ritmo de Bulega no meio da corrida colocou Razgatlioglu sob pressão. O piloto italiano sofreu com problemas de aderência frontal nas voltas finais e teve que se contentar com os 20 pontos pela segunda posição.

Bautista passou os dois primeiros terços da corrida sob pressão. O espanhol foi pressionado por Jonathan Rea durante a primeira metade da corrida. Na volta 12, ele abriu a curva na curva 1, mas se recuperou e restabeleceu a vantagem. Rea terminaria na sexta posição, atrás de seu companheiro de equipe na Pata Maxus Yamaha, Andrea Locatelli, e de Alex Lowes (bimota da Kawasaki Racing Team).

Circuito Estoril