SUPERSIDE – A dupla Ellis/Clement conquista Título Mundial de Superside no Estoril

(Foto: Circuito Estoril)

Tal como na época passada, o Circuito do Estoril é o palco da decisão do título do Campeonato do Mundo de Superside, a mais antiga prova de velocidade no ativo. Com uma diferença pontual entre 1º e 2º de 18 pontos e com 25 em jogo, a decisão estava centrada na luta entre as duplas ELLIS/CLEMENT e TOM/BEN BIRCHALL com outra dupla, PÄIVÄRINTA / SCHMIDT e complicar as contas dado o seu desempenho.

Foi precisamente a dupla PÄIVÄRINTA / SCHMIDT, vencedores da corrida 1 realizada ontem, a alinhar na Pole Position e dado o desempenho do fim-de-semana, eram claras as intenções dos pilotos da Bonovo Action. Na 2ª posição da grelha, os líderes do Campeonato e e atuais campeões em título, a dupla ELLIS/CLEMENT que ontem foram apenas 3ºs à geral adiando a decisão para hoje. Os seus principais rivais TOM/BEN BIRCHALL com hipóteses matemáticas de se sagrarem campeões alinhavam no 3º posto.

Tudo pronto para a mais aguardada corrida deste Domingo no Estoril com o público nas bancadas do Estoril a poder sentir que tinha chegado o momento. Semáforo! Rotações! Partida! Com a corrida lançada para 17 voltas ao Estoril, a dupla pretendente ao título TOM/BEN BIRCHALL, assumia a liderança com ELLIS/CLEMENT a manter uma distância mínima no 2º posto. Surpresa a descida de 1º a 3º da dupla detentora da Pole, PÄIVÄRINTA / SCHMIDT na fase inicial, e em nítida perda nova descida ao 4º posto no final da volta 6, por troca com a dupla CHRISTIE/ CHRISTIE da Hannafin Racing.

Conscientes da sua posição no Campeonato e na revalidação do título, ELLIS/CLEMENT mantiveram um andamento vivo sem correr riscos, gerindo a distância para os rivais TOM/BEN BIRCHALL que lideravam. Um pouco mais tarde, já com 10 voltas cumpridas, os campeões em título viram a aproximação da dupla CHRISTIE/ CHRISTIE que lograria mesmo a ultrapassagem na volta 12. Até final, ELLIS/CLEMENT não mais conseguiram recuperar posições e com TOM/BEN BIRCHALL, desta feita a terem que lidar com os ataques à liderança por parte da equipa Hannafin Racing (dupla CHRISTIE/ CHRISTIE).

Últimas voltas emocionantes com luta pela vitória que acabaria por sorrir à dupla CHRISTIE/ CHRISTIE que desta forma lança para as mãos de ELLIS/CLEMENT, 3ºs à geral o Título Mundial. Plenos de emoção no regresso às boxes, ELLIS/CLEMENT celebravam efusiva e emocionalmente uma longa época. Apesar da corrida exemplar, a dupla TOM/BEN BIRCHALL terminavam no intermédio do pódio e como vice-campeões mundiais.

Circuito Estoril